Pular para o conteúdo
Cotidiano

Associação de Magistrados de MS emite nota sobre juíza morta pelo marido no RJ

A Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul) emitiu nota de solidariedade sobre o feminicídio ocorrido na véspera de Natal no Rio de Janeiro-RJ, da juíza Viviane Vieira do Amaral Arrenzoni. A entidade, que representa o judiciário do Estado, lembrou que Mato Grosso do Sul tem um dos maiores números de feminicídio do […]
Arquivo -

A Amamsul (Associação dos Magistrados de ) emitiu nota de solidariedade sobre o feminicídio ocorrido na véspera de Natal no -RJ, da juíza Viviane Vieira do Amaral Arrenzoni. A entidade, que representa o judiciário do Estado, lembrou que Mato Grosso do Sul tem um dos maiores números de feminicídio do país.

Segundo dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), em 2020 foram registrados 39 feminicídios. A Amamsul reforçou que este é um crime de ódio “por meio do qual se deseja manter  a mulher na condição de subalternidade e inferioridade”, e se comprometeu a contribuir com ações para enfrentamento de crimes contra mulheres, no ambiente público e privado.

Além disso, a entidade lembrou que devem ser garantidos os princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana, “previstos na CF/88, na Convenção de Belém do Pará e na Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw)”, documentos estes assinados pelo Brasil.

“Toda a sociedade é responsável pela busca da igualdade de fato entre os gêneros e os magistrados sul-mato-grossenses não poderiam se abster de cumprir seu papel, de forma a contribuir para a construção de uma sociedade menos violenta, mais solidária e isonômica”, diz a nota.

Morta em frente às filhas

A juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), foi assassinada a facadas na frente de suas três filhas, vítima de feminicídio, na tarde desta quinta-feira, 24, na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital . O ex-marido da juíza, Paulo José Arronenzi, de 52 anos, foi preso em flagrante como autor do crime, segundo informações da Polícia Civil.

Testemunhas ainda pediram socorro aos guardas municipais do 2º SubGrupamento de Operações de Praia, que estavam na base ao lado do Bosque da Barra, próximo ao local do crime. Os agentes encontraram a juíza desacordada, caída ao chão, em frente ao Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, na Avenida das Américas, uma das principais vias do bairro. Apontado por testemunhas como autor do crime, Paulo Arronenzi foi preso pelos guardas municipais sem mostrar resistência.

Policiais do 31º Batalhão da Polícia Militar, do Recreio dos , e agentes do Corpo de Bombeiros também foram acionados, mas já encontraram Viviane morta no local do crime.

Nesta sexta-feira (25), após audiência de custódia, a Justiça converteu a de Paulo José em flagrante para preventiva. Ele já está na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio, entrada dos presos no sistema penitenciário. Depois de uma triagem, o réu será encaminhado a um presídio do Estado, onde ficará à disposição da Justiça, aguardando julgamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esfaqueado pelo genro nas costas foge de hospital em Dourados

Presidente da Colômbia e ex-guerrilheiro do M19 defendeu a legalização da cocaína em evento em Manaus

prefeitura site

[ BASTIDORES ] Site da prefeitura passou por ‘limpa’

1962 – Inaugurada em Ponta Porã a maior fábrica de mate solúvel do mundo

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Em surto, homem tenta atacar policiais com canivete e acaba ferido a tiro em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Rajadas de quase 50 km/h e granizo causaram estragos em Bonito

Inmet renovou aviso de tempestade em 48 municípios de MS

Emprego e Concurso

Precisa de emprego? Campo Grande tem 1,2 mil vagas abertas na Funsat

O bairro Vilas Boas também recebe uma ação da Funsat com 100 oportunidades de trabalho para uma rede de supermercado atacadista

Polícia

Ferido com tiro de espingarda está em coma na Santa Casa de Campo Grande

Vítima estava manuseando a espingarda, quando ocorreu o disparo

TV & Novela

Quem são os infiltrados de A Fazenda 17? Dois participantes falsos vão atrapalhar peões

Dois dos 26 participantes de A Fazenda 17 são infiltrados e receberão missões a serem cumpridas; entenda a dinâmica