O do , em , não contará com celebração de missa de Finados, que ocorre nesta segunda-feira (02), conforme informações da . A entidade já havia divulgado a programação com as missas que devem ser celebradas na Capital, porém, em publicação nas redes sociais, informaram que foram canceladas as atividades religiosas no cemitério mencionado, cujo nome oficial é Cemitério Municipal São Sebastião.

Arquidiocese confirma 15 missas de Finados na segunda, mas cancela celebração no Cemitério do Cruzeiro
Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas celebra missa no cemitério (Foto: Minamar Junior | Arquivo Midiamax.

Ao todo, serão realizadas agora 15 missas nos cemitérios de Campo Grande, em memória àqueles que já se foram. Durante todo o dia, padres levam a palavra de Deus para dar consolo às famílias que perderam seus entes queridos.

As celebrações são realizadas em oito cemitérios de Campo Grande: Cemitérios Jardim das Palmeiras, Nacional Parque, Santo Amaro, Jardim da Paz, Parque Campo Grande, Santo Antônio e Park Monte das Oliveiras. A primeira missa é realizada logo às 6h30 no , celebrada pelo bispo Dom Vitório. Os bispos Dom Dimas, Dom Vitório e Dom Mariano celebram missas nos cemitérios Memorial Parque, Jardim das Palmeiras e Santo Amaro.

Arquidiocese confirma 15 missas de Finados na segunda, mas cancela celebração no Cemitério do Cruzeiro
Em post nas redes sociais Arquidiocese confirma cancelamento de celebração no cemitério Cruzeiro | Foto: Reprodução | Facebook

Capelas somente para cerimônias fúnebres

Diferente dos anos anteriores, a Prefeitura Municipal tomara medidas restritivas para evitar aglomerações e consequentemente, o contágio pelo coronavírus. Quem sair de casa para ir visitar os túmulos dos entes queridos na data, deverão estar usando máscara e deverão obedecer o distanciamento social. Além disso, excepcionalmente neste ano, as capelas municipais sofrerão uma alteração no funcionamento.

Conforme a Prefeitura Municipal, as capelas somente serão abertas para cerimônias fúnebres, desta forma, não abrindo ao público geral como nas datas anteriores. “As capelas só são abertas para velórios com entrada controlada e por tempo limitado conforme as medidas de biossegurança”, disse em nota.

Segurança reforçada nos cemitérios

Arquidiocese confirma 15 missas de Finados na segunda, mas cancela celebração no Cemitério do Cruzeiro
(Foto: Marcos Ermínio | Jornal Midiamax)

Com a estimativa de receber mais de 65 mil visitantes nos cemitérios públicos, a prefeitura de Campo Grande reforçou as ações de segurança e contra as aglomerações. Serão, ao todo, 201 servidores, da Guarda Civil Metropolitana, Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Sas (Secretaria Municipal de Assistência Social), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

 

As ações de segurança iniciou às 19 horas desta sexta-feira (30) nos três cemitérios públicos de Campo Grande, o Santo Amaro, Cruzeiro e Santo Antônio, com a expectativa de que as pessoas – para evitar aglomerações no dia 2 de novembro -, optem por fazer a visitação durante o fim de semana.

As áreas internas e externas dos cemitérios serão fiscalizadas, com uma base fixa da Guarda Civil Metropolitana em cada cemitério. 12 viaturas darão apoio aos guardas, sendo seis motocicletas e seis veículos de quatro rodas. A equipe também contará com reforço de um drone. De 91 guardas, 23 agentes, uma média de 7 servidores por cemitério, farão a diária.

Orientações para evitar coronavírus ao visitar cemitérios

Os visitantes não devem compartilhar objetos e utensílios de uso pessoal, nem fazer o consumo de bebidas e alimentos no interior do cemitério. É preciso evitar o contato físico com outras pessoas, mantendo uma distância mínima de 1,5 metro entre os indivíduos. Outra recomendação importante é que os visitantes façam a higienização das mãos com frequência com álcool em gel, especialmente após contato físico com superfícies em locais públicos.

Fica obrigatório o uso de máscaras durante o período de permanência no local. Além disso, recomenda-se que pessoas do grupo de risco evitem a ida aos cemitérios e celebrações religiosas. Pessoas que apresentem sintomas como febre, tosse e outros devem evitar a ida aos cemitérios e celebrações religiosas.

Cemitérios públicos

  • Cemitério Santo Amaro: Avenida Presidente Vargas, 1.500, Vila Santo Amaro. Telefone: (67) 3314-7020.
  • Cemitério São Sebastião (Cruzeiro): Avenida Coronel Antonino, s/n, bairro Mata do Jacinto.
  • Cemitério Santo Antônio, Avenida da Consolação, s/n, Vila Santa Dorotéia. Telefone: (67) 4042-1323

Cemitérios Particulares

  • Cemitério Parque das Primaveras: Avenida Senador Filinto Muller, 2211, Jardim Parati. Telefone: (67) 3346-2744.
  • Cemitério Parque de Campo Grande: Avenida Senador Filinto Muller, 2603, Pioneiros. Telefone (67) 3388-5606.
  • Cemitério Jardim das Palmeiras: Avenida Tamandaré, 6934, Jardim Seminário. Telefone: (67) 3361-2940.
  • Cemitério Memorial Park: Rua Francisco dos Anjos, 442, Universitário. Telefone: (67) 3387-4564.
  • Cemitério Nacional Parque: Rua Baobá, Moreninha IV. Telefone: (67) 3393-1515.
Arquidiocese confirma 15 missas de Finados na segunda, mas cancela celebração no Cemitério do Cruzeiro
(Marcos Ermínio | Jornal Midiamax)