Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aquidauana e Sidrolândia são novos epicentros do coronavírus em MS, alerta estudo

Além da cidade de Campo Grande, as microrregiões de saúde de Aquidauana e Sidrolândia passam a integrar o epicentro do coronavírus em Mato Grosso do Sul. As informações são resultado de um estudo feito por pesquisadores de universidades públicas, que aponta que a situação da Covid-19 foi agravada pelas regiões em Mato Grosso do Sul.  […]
Arquivo -

Além da cidade de Campo Grande, as microrregiões de saúde de Aquidauana e Sidrolândia passam a integrar o epicentro do coronavírus em . As informações são resultado de um estudo feito por pesquisadores de universidades públicas, que aponta que a situação da foi agravada pelas regiões em Mato Grosso do Sul. 

Um relatório elaborado por pesquisadores da UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia) indica que a doença não tem recuado em Mato Grosso do Sul e que a situação se agrava considerando Aquidauana e Sidrolândia, que registraram aumento no número de casos e nos indicadores de morbimortalidade. O relatório dos pesquisadores analisa os dados de Covid-19 em MS da 31ª à 33ª semana epidemiológica, ou seja, do dia 1º a 15 de agosto.

Aquidauana, assim como Campo Grande, está com nível de alerta máximo para o coronavírus. O nível de alerta subiu de 4,59 para 5,82 nas últimas semanas. Sidrolândia registrou aumento de 4,26 para 4,46; Nioaque apresentou avanço da doença e saiu do iMM (índice de morbimortalidade) 2,16 (alerta 3) para 4,44 aumentando para 4 o nível de alerta. Miranda subiu de 3,15 para 4,31 (nível de alerta 4). Ainda segundo o relatório, Sidrolândia, Nioaque e Miranda caminham de forma acelerada para o nível de alerta 5, se nada for feito para conter a doença.

“Chamamos atenção que na macrorregião de saúde de Campo Grande, além do município de Campo Grande, a microrregião de saúde de Aquidauana e Sidrolândia passaram a fazer parte do epicentro da pandemia no estado de Mato Grosso do Sul”, afirma a pesquisadora e professora da UFMS, Ana Paula Archanjo Batarce.

O estudo mostra que saiu o nível de alerta 3 para o nível 4 e passou para o nível 4. Para pesquisadores, os dados sugerem medidas urgentes para conter  o coronavírus na macrorregião de Campo Grande, em especial na microrregião de Aquidauana. 

Nos últimos dias, Estado e municípios têm elaborado estratégias para a ampliação dos leitos para os pacientes de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Apesar de importante, a medida não é suficiente sem uma estratégia para conter a Covid-19 no estado. O professor da UFGD e pesquisador em Geografia da Saúde, Adeir Archanjo da Mota, explica que é preciso atuar no sentido de conter a velocidade da disseminação, o aumento no número de casos e, com isso, a redução das mortes por Covid-19 e SRAGs não específicas (grande parte Covid-19 não diagnosticada). 

“Como fazemos isso? O mundo já mostrou o que surte efeito: medidas de prevenção efetivas, tais como fiscalização rigorosa para fazer cumprir os decretos, assistência social aos mais vulneráveis e, principalmente, medidas para promover o distanciamento social”. 

A doutora e pesquisadora em Comunicação, Saúde e Políticas Públicas, Fernanda Vasques Ferreira, é enfática e diz que a economia não deve ser a principal preocupação durante a pandemia. “Enquanto os gestores públicos continuarem colocando ‘o peso’ da pandemia na economia, continuarão flertando com o vírus e sendo os responsáveis pelas mortes evitáveis”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar

VÍDEO: homem é espancado a chutes e socos durante festival em MS

ursa viatura

Homem é encontrado morto em casa no São Conrado

ibge

Para cada 100 mulheres há 95 homens no Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Notícias mais lidas agora

Denúncia no CNMP pede anulação de licitação de R$ 15,9 milhões do MPMS para Iphones

Região Imbirussu de Campo Grande recebe obras de mais de R$ 70 milhões

jacaré sucuri enrolada no pescoço

VÍDEO: Em MS, jacaré nem liga e anda ‘de boa’ com sucuri enrolada no pescoço

51ª Sala Lilás é inaugurada em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Mendonça critica ativismo judicial e defende autocontenção da Justiça

Chamou de ativismo da Justiça brasileira

Cotidiano

Festival da Cultura Indígena acontece no Shopping Bosque dos Ipês neste sábado

16 artesãos indígenas também irão expor seus trabalhos durante o event

Brasil

Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF 

A Corte finalizou o julgamento virtual da ação penal na qual a parlamentar é ré

Polícia

Investigação apura desmatamento ilegal de 67 hectares em MS

Apurações são feitas pela 1ª Promotoria de Justiça de Bela Vista