Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aquidauana e Sidrolândia são novos epicentros do coronavírus em MS, alerta estudo

Além da cidade de Campo Grande, as microrregiões de saúde de Aquidauana e Sidrolândia passam a integrar o epicentro do coronavírus em Mato Grosso do Sul. As informações são resultado de um estudo feito por pesquisadores de universidades públicas, que aponta que a situação da Covid-19 foi agravada pelas regiões em Mato Grosso do Sul.  […]
Arquivo -

Além da cidade de Campo Grande, as microrregiões de saúde de Aquidauana e Sidrolândia passam a integrar o epicentro do em Mato Grosso do Sul. As informações são resultado de um estudo feito por pesquisadores de universidades públicas, que aponta que a situação da Covid-19 foi agravada pelas regiões em Mato Grosso do Sul. 

Um relatório elaborado por pesquisadores da ( Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia) indica que a doença não tem recuado em Mato Grosso do Sul e que a situação se agrava considerando Aquidauana e Sidrolândia, que registraram aumento no número de casos e nos indicadores de morbimortalidade. O relatório dos pesquisadores analisa os dados de Covid-19 em MS da 31ª à 33ª semana epidemiológica, ou seja, do dia 1º a 15 de agosto.

Aquidauana, assim como Campo Grande, está com nível de alerta máximo para o coronavírus. O nível de alerta subiu de 4,59 para 5,82 nas últimas semanas. Sidrolândia registrou aumento de 4,26 para 4,46; apresentou avanço da doença e saiu do iMM (índice de morbimortalidade) 2,16 (alerta 3) para 4,44 aumentando para 4 o nível de alerta. subiu de 3,15 para 4,31 (nível de alerta 4). Ainda segundo o relatório, Sidrolândia, Nioaque e Miranda caminham de forma acelerada para o nível de alerta 5, se nada for feito para conter a doença.

“Chamamos atenção que na macrorregião de saúde de Campo Grande, além do município de Campo Grande, a microrregião de saúde de Aquidauana e Sidrolândia passaram a fazer parte do epicentro da pandemia no estado de Mato Grosso do Sul”, afirma a pesquisadora e professora da UFMS, Ana Paula Archanjo Batarce.

O estudo mostra que Anastácio saiu o nível de alerta 3 para o nível 4 e Dois Irmãos do Buriti passou para o nível 4. Para pesquisadores, os dados sugerem medidas urgentes para conter  o coronavírus na macrorregião de Campo Grande, em especial na microrregião de Aquidauana. 

Nos últimos dias, Estado e municípios têm elaborado estratégias para a ampliação dos leitos para os pacientes de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Apesar de importante, a medida não é suficiente sem uma estratégia para conter a Covid-19 no estado. O professor da UFGD e pesquisador em Geografia da Saúde, Adeir Archanjo da Mota, explica que é preciso atuar no sentido de conter a velocidade da disseminação, o aumento no número de casos e, com isso, a redução das mortes por Covid-19 e SRAGs não específicas (grande parte Covid-19 não diagnosticada). 

“Como fazemos isso? O mundo já mostrou o que surte efeito: medidas de prevenção efetivas, tais como fiscalização rigorosa para fazer cumprir os decretos, assistência social aos mais vulneráveis e, principalmente, medidas para promover o distanciamento social”. 

A doutora e pesquisadora em Comunicação, Saúde e Políticas Públicas, Fernanda Vasques Ferreira, é enfática e diz que a economia não deve ser a principal preocupação durante a pandemia. “Enquanto os gestores públicos continuarem colocando ‘o peso’ da pandemia na economia, continuarão flertando com o vírus e sendo os responsáveis pelas mortes evitáveis”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF