A emitiu alerta após o nível do , em , chegar até 4,99 metros, se aproximando da situação crítica que são 5 metros, no último sábado (22). Porém, como parou de chover na cidade, as águas já estão mais baixas nesta segunda-feira (24).

No sábado, o (Instituto de Meio Ambiente) publicou aviso de evento crítico, por volta das 18h. O comunicado era que as leituras dos níveis do Rio Taquari indicavam que foi atingido o nível de emergência com potencial para provocar significativos danos materiais e com risco a integridade humana nas próximas 24 horas. 

Às 13h, a cota estava em 4,56 metros e houve uma subida abrupta de 43 cm em 4 horas média 10,75 cm/h, atingindo às 17h30 o nível de 4,99 metros. A previsão era de continuar em ascensão. 

Ainda segundo o aviso, com a subida do rio, já tinha iniciado o processo de invasão das águas nas instalações lindeiras ao curso hídrico. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Coxim, Gilberto Portela Lima, a situação na cidade está tranquila, pois o nível tem baixado. “Por volta de 7h30 estava em 4,52 metros. O nível crítico é de 5 metros”.

São 150 famílias ribeirinhas em Coxim que a Defesa Civil acompanha. “Estamos sem chuva desde sábado e a previsão é que continue baixando, chegando a 4,05 metros ainda hoje”.