Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ainda dá tempo: Termina hoje prazo para inscrição no Enem 2020

Seguem até às 23h59 (horário de Brasília) as inscrições para o Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), cuja data de realização deve ser adiada em pelo menos 30 dias, segundo decisão do MEC (Ministério da Educação). O boleto de pagamento da prova, gerado após preenchimento do cadastro, pode ser pago até esta quinta-feira (28). […]
Arquivo -
Foto ilustrativa | Marcello Casal Jr | Agência Brasil
Foto ilustrativa | Marcello Casal Jr | Agência Brasil

Seguem até às 23h59 (horário de ) as inscrições para o (Exame Nacional do Ensino Médio), cuja data de realização deve ser adiada em pelo menos 30 dias, segundo decisão do MEC (Ministério da Educação). O boleto de pagamento da prova, gerado após preenchimento do cadastro, pode ser pago até esta quinta-feira (28). A taxa de inscrição é de R$ 85.

Neste ano, o terá duas modalidades: a prova impressa, tradicional – que inicialmente seria aplicada em 1º e 8 de novembro – e a digital, com aplicação outrora prevista para 22 e 29 de novembro. A segunda modalidade, porém, já está com inscrições esgotadas.

Segundo o MEC, pelo menos por enquanto não foi anunciada nenhuma mudança na metodologia de aplicação e a estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.

Polêmicas

A manutenção da data do Enem mesmo com a pandemia do novo gerou polêmica entre diversas frentes, desde parlamentares e movimentos sociais, visto que parte dos estudantes – sobretudo quem é de escola pública – não dispõe de aparato tecnológico para acompanhar aulas remotas na mesma condição de estudantes de escolas particulares.

O Senado aprovou, no dia 19, matéria legislativa para suspender o Enem e demais vestibulares, mas antes da matéria ser votada na Câmara, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o adiamento por período indefinido, de 30 a 60 dias das datas inicialmente previstas. Em razão disso, a tramitação do projeto de lei na Câmara parou.

Vale lembrar, ainda, que no último dia 21, o PSOL entrou com uma ação na Justiça Federal de para adiar a data limite para inscrições. Até o momento não há decisão sobre o processo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Assumiu? Virgínia Fonseca e filhas posam com irmão de Vini Jr: ‘Família’

Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em matagal de Corumbá

Funsat não terá atendimento ao público nesta sexta-feira

tempo

MS segue em alerta de vendaval e calor deve chegar aos 40°C nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

ônibus

Petição por fim do contrato com o Consórcio Guaicurus chega a 5,1 mil assinaturas em 72 horas

Dom Dimas receberá medalha de ‘Destaques da Década’ pelo desenvolvimento de Campo Grande

Por que Campo Grande foi escolhida para sediar Supercopa de Vôlei e entrou na rota dos jogos nacionais?

Polícia conclui que motorista não teve culpa em acidente com morte de criança em Amambai

Últimas Notícias

Cotidiano

É amanhã: Teste da Defesa Civil enviará mensagem de alerta para celulares de Campo Grande

Além da Capital, moradores de Corumbá, Dourados e Três Lagoas receberão a notificação com alerta sonoro neste sábado (27)

Polícia

Após serem removidos, pedidos de reconsideração de remoção de policiais civis são negados

As transferências foram anunciadas na semana passada, sem aviso, pegando todos de surpresa

Cotidiano

Celulares vão disparar alerta em Campo Grande no sábado; entenda o motivo

Trata-se de um teste nacional do sistema de alertas da Defesa Civil, chamado Cell Broadcast

Mundo

Eslovênia proíbe Netanyahu de entrar no país

Decisão está ligada a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional