Os termômetros em Água Clara registraram de 43,7 °C neste sábado (3), maior temperatura aferida em todo o País para o dia. Além do município, distante 190 quilômetros de Campo Grande, outras sete cidades de entraram na lista das mais quentes do Brasil, ontem.

Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município de , no estado de mesmo nome, ficou atrás de Água Clara no ranking, com 43,4 °C. A também sul-mato-grossense Santa Rita do Pardo atingiu 42,9 °C e, assim, foi a terceira colocada da relação.

Além disso, (42,5 °C), Ribas do Rio Pardo (42,5 °C), Paranaíba (42,4 °C), (42,2 °C), Corumbá (42,1 °C) e (41,6 °C) também ultrapassaram a marca dos 40 °C e entraram na lista das 20 cidades brasileiras mais quentes neste sábado (3).

As regiões leste, centro, norte e pantaneira de Mato Grosso do Sul estão sob alerta do Inmet para onda de calor. Portanto, só o Cone-Sul do Estado é poupado. As temperaturas devem ficar até 5 °C acima do normal. O aviso vale até amanhã (5).

O instituto também emitiu alerta de tempo seco para praticamente todo o território sul-mato-grossense. A umidade relativa do ar pode chegar a 12%. O Inmet recomenda ingestão de bastante líquido e pouco desgaste físico nas horas mais quentes do dia. O aviso corre até o fim da tarde de hoje.