Lançando mão de variadas técnicas, seguindo suas sensibilidades artísticas e poéticas, artistas mulheres serão as estrelas da exposição “Agora É Que São Elas” que exalta o trabalho de 22 personalidades das artes plásticas sul-mato-grossenses. Com abertura marcada para o dia 05, quinta-feira, no Espaço Cultural TVE Cultura, a ideia é que as próprias artistas se autorretratem, cada uma com suas inspirações, traços e personalidade.
Sobre as convidadas a exporem, a curadora da exposição Ana Rita Moraes revela que foram chamadas as mulheres que são expoentes da arte feita no Estado, de diferentes gerações e técnicas.
“Estarão na exposição as mulheres que estão escrevendo a história da arte em MS, das que estão a mais tempo no cenário como Lucia Martins Coelho Barbosa e Miska Thomé, também convidei artistas mais jovens, com linguagens diferentes como Natacha Figueiredo e Sol Ztt, que vem com grafite e video maping”, conta.
Participarão também as artistas Antônia Hanemann, Ana Ruas, Sônia da Costa Corrêa, Jussara Stein, Tanara Renck, Márcia Albuquerque, Marilena Grolli, Lucia Monte Serrat Bueno, Patricia Helney, Monique Merlone, Erika Pedraza, Angela Miracema, Alexandra Camillo, Zilá Soares, Venise Mello, Milla Freitas, Mariana Arndt e Isadora Yule.
Muito antes da Selfie…
O autorretrato é um registro feito pelo artista de si mesmo (sob forma de desenho, pintura, gravura ou descrição escrita ou oral), em que ele mostra o seu aspecto físico e psicológico, representando o que captou da expressão de si mesmo.
“Fazer imagens de si: o autorretrato é também uma prática de construção da identidade”. Vários artistas produziram autorretratos, Rembrandt, Frida Kahlo, Vicent Van Gogh, Vik Muniz e Lídia Baís, como forma expressiva da imagem como conhecimento de si para si mesmo, usando a arte como um espaço social construtor de subjetividades. O indivíduo ao se autorretratar, materializa um processo complexo que envolve pensar, expressar, interpretar, criar e transmitir”, conta Ana Rita.
Com a evolução tecnológica surgiu a Selfie, uma fotografia, geralmente digital, que uma pessoa tira de si mesma (autorretrato). O inventor do autorretrato acredita-se ter sido o alemão Robert Cornelius, em 1839. No entanto, a palavra selfie só passou a ser utilizada com esse sentido no ano de 2002, num fórum on-line australiano. O seu uso, só tomou verdadeira expressão a partir de 2012, quando a palavra se tornou comum nas plataformas principais da mídia.
Com foco neste conceito, o Espaço Cultural TVE Cultura MS lançará a Mostra “Agora É Que São Elas”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no mês de março. Prestigie!
Agora É Que São Elas
Abertura: 05 de março, às 19h30
Local: Espaço Cultural TVE Cultura
Informações: 67 3318-3872