Em relação a março e levando em consideração a proporção entre quantidade de dias, o novo coronavírus em teve aumento de 77% nas confirmações, de acordo com dados repassados pela secretária adjunta estadual de Saúde Christine Maymone nesta quarta-feira (8).

“Se em março nós já começamos o isolamento e, em 18 dias detectamos 43 casos, em apenas 8 dias de abril já são 33 casos. Isso significa que é preciso se manter em casa e não voltar às ruas, como as pessoas estão fazendo”, explicou.

A explosão de casos acontece principalmente no interior do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, foi realizada videoconferência com prefeitos do interior onde há registro do aumento de casos.

“Os que mais preocupam são os da região leste, que fazem com São Paulo. A gente percebe que em Nova Andradina, há proporção maior de casos já do que em , em relação a quantidade de habitantes por caso. Têm baixos índices de adesão cidades como Laguna Carapã, e Santa Rita do Pardo, fronteira com São Paulo”, diz Resende.

Para o secretário, não há lógica em ver tantas pessoas na rua. “Se essas cidades fazem fronteira com São Paulo, estado que tem a maior rede de apoio e UTIs e está barrotada, sem condições de dar assistência, essas pessoas deveriam estar preocupadas porque podem acabar também trazendo mais casos para o Estado”, explicou.

Abril teve 77% a mais de casos de coronavírus que março e Saúde pede isolamento em MS

Casos em MS

Mato Grosso do Sul chegou a 85 casos confirmados e dois óbitos nesta quarta-feira (8) do novo coronavírus, o . Com um aumento de 5 casos desde a terça, o Estado tem casos em todas as quatro macrorregiões de Saúde do Estado. Os cinco a mais foram todos confirmados em Três Lagoas. São 48 casos em Campo Grande, 9 em Nova Andradina, 6 em Batayporã, 6 em , 8 em Três Lagoas, 2 em Chapadão do Sul e um caso em cada uma das cidades: Corumbá, Sidrolândia, Ponta Porã, Sonora, Alcinópolis e Rio Verde de Mato Grosso.

Ao todo, são 796 casos notificados, 43 em investigação, 656 descartados, 12 excluídos e duas mortes. 25 pessoas estão em isolamento domiciliar no Estado, sendo que 36 finalizaram a quarentena, 15 permanecem internados, seis em leitos do SUS e 9 em clínicas privadas.