A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), por meio da Divisão de Integração, inicia o cadastro dos grupos de voluntariado da UFMS. As propostas podem ser enviadas, em fluxo contínuo, no site sigproj.ufms.br. O objetivo é incentivar e valorizar o engajamento dos estudantes nas atividades, além de formalizar o vínculo com a Instituição.

Segundo o chefe da Divisão de Integração, Rafael Ribeiro Guimarães, o credenciamento poderá contribuir para integrar e fomentar as atividades desenvolvidas na Universidade. “A ideia é desenvolver mais ações para a comunidade acadêmica. É de grande importância para o nosso conhecimento o cadastro desses grupos, assim poderemos nos aproximar e estreitar os laços. ”

As atividades podem ser desenvolvidas junto à comunidade interna ou externa, desde que observem os princípios de cidadania, fraternidade, solidariedade, dignidade da pessoa humana, complementaridade e transparência. O coordenador ou responsável pelo grupo poderá ser um professor, técnico-administrativo ou estudante, da graduação ou da pós-graduação, devidamente matriculado na UFMS.

As ações devem ser sistematizadas, com definida e devem ter engajamento dos estudantes da Universidade. Todas essas informações devem ser informadas no ato de inscrição da proposta, assim como as informações acadêmicas de seus integrantes.