O (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu as inscrições para a edição 2020 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). O evento será realizado entre os dias 19 e 23 de outubro, pela primeira vez em formato virtual.

As inscrições devem ser feitas na página da SCT 2020, onde está disponível a programação completa do evento, que tem como tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

“A evidenciou a importância da ciencia, tecnologia e  inovação na proposição de soluções para nossos problemas.  Desse modo, eventos como a SCT são relevantes para apresentar as recentes pesquisas aos cidadãos e cidadãs, aproximando ainda mais o sul-mato-grossense da pesquisa e inovação”, destaca o pró-reitor da área, Danilo de Sá Teles.

As atividades são realizadas conjuntamente entre os dez campi do IFMS – Aquidauana, , Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas -, com o auxílio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e (Propi).

“A pandemia evidenciou a importância da ciencia, tecnologia e  inovação na proposição de soluções para nossos problemas.  Desse modo, eventos como a SCT são relevantes para apresentar as recentes pesquisas aos cidadãos e cidadãs, aproximando ainda mais o sul-mato-grossense da pesquisa e inovação”, destaca o pró-reitor da área, Danilo de Sá Teles.

Programação – São oferecidas mais de 30 atividades virtuais – entre cursos e palestras -, além das Feiras de Ciência e Tecnologia, do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) e do Hackathon IFMS 2020. Os cursos e palestras estão disponíveis em nove salas virtuais divididas por área de conhecimento:

 

Sala 1 -Pesquisa;

Sala 2 – Agárias;

Sala 3 – Ciências Biológicas;

Sala 4 – Engenharia;

Sala 5 – Ciências Exatas e da Terra;

Sala 6 – Ciências Humanas;

Sala 7 – Ciências da Saúde;

Sala 8 – Ciências Sociais e Aplicadas; e

Sala 9 – Linguística, Letras e Artes

Para se inscrever nas atividades disponíveis nas salas virtuais, o interessado deve, inicialmente, fazer o cadastro no sistema.

Depois de colocar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no campo login, é preciso criar a senha de acesso, fornecer dados pessoais e informar se é ou não estudante do IFMS. Será enviado um e-mail para que a pessoa confirme o cadastro.

No dia da atividade, o link de acesso à sala estará disponível na página da SCT 2020, tanto na programação quanto na Área do Participante, e será enviado por e-mail ao inscrito.

Como forma de alerta, o inscrito tem a opção de adicionar o compromisso na agenda do Google. Caso desista de participar da atividade, é possível fazer o cancelamento da participação até a data prevista.

Os interessados também podem conferir a programação das salas virtuais de acordo com o campus que organiza a atividade.

Feiras de Ciência e Tecnologia – Serão realizadas nos dias 19 e 20 de outubro, pela primeira vez de forma virtual.

As feiras reúnem trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes dos níveis fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas, e são organizadas pelos dez campi do IFMS. (Informações da assessoria)