A aproximadamente 300 quilômetros do , uma nova , que surgiu no Paraguai, já colocou em alerta as autoridades brasileiras para os riscos de destruição de plantações.

Segundo o site Uol, os insetos estão no Parque Nacional Defensores del Chaco, em Teniente Pico, no Paraguai, a cerca de 300 quilômetros da com Mato Grosso do Sul e da Argentina.

Se houver condições climáticas favoráveis, conforme o Senave (Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes do Paraguai) os gafanhotos podem se movimentar para regiões de Boquerón, fazendo fronteira com a Bolívia, Argentina ou Alto Paraguai.

Além disso, o risco dos insetos se movimentarem para o sul da Argentina e chegaram no Brasil pelo Rio Grande do Sul é grande.

NO final de junho deste ano, outro aglomerado com 400 milhões de gafanhotos, vindos da Argentina, se aproximou do Rio Grande do Sul e devido as baixas temperaturas e o registro de chuva na região os insetos ficaram ‘parados' no local.

Porém no último sábado (11), ainda conforme o Uol, os gafanhotos avançaram 14 quilômetros em direção à fronteira com o Rio Grande do Sul e a preocupação é que avancem ainda mais durante o final de semana, que tem previsão de aumento de temperatura.