A cidade de Maceió, Alagoas, sediou o XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário e o Corregedor-Geral de Justiça, Des. Sérgio Fernandes Martins, estava no evento representando o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Promovido pelo CNJ, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o evento reúne presidentes dos tribunais, corregedores, membros de associações, representantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e responsáveis pela área de gestão estratégica e estatística.

A palestra de abertura foi proferida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que abordou “Avanços do Poder Judiciário e seus novos desafios”. Um dos destaques do evento é a entrega do Prêmio CNJ de Qualidade.

Nos dois dias de trabalho, com debates e reflexões, os participantes discutem temas importantes e, ao final, em plenária, aprovarão as Metas do Poder Judiciário para 2020 e os macrodesafios do Judiciário para o período 2021-2026.

Estão sendo realizados painéis temáticos para abordagem dos temas: a) automação e efetividade da prestação jurisdicional; b) estado de coisas inconstitucional do sistema prisional: caminhos para a superação; c) Lei Geral de Proteção de Dados e sua implementação nos tribunais; d) gestão da saúde no Poder Judiciário; e) sistemas de Gestão e Integração de Corregedorias e Presidências dos Tribunais.

O assessor de projetos especiais da Presidência do TJMS, Ganem Amiden Neto, e o diretor de Planejamento do TJ, Newton Cesco Júnior, acompanham os desembargadores no evento.