Pular para o conteúdo
Cotidiano

No bolso do povo: usuários temem aumento na tarifa de ônibus com volta do ISS para Consórcio

A possibilidade de o Consórcio Guaicurus aumentar o valor da tarifa do ônibus em razão de projeto da Prefeitura que quer a cobrança de até 5% de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), deixou os usuários do transporte coletivo preocupados. Para a maioria dos entrevistados pelo Jornal Midiamax, o serviço oferecido pelo consórcio não […]
Arquivo -
Leonardo de França
Leonardo de França

A possibilidade de o aumentar o valor da tarifa do ônibus em razão de projeto da Prefeitura que quer a cobrança de até 5% de (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), deixou os usuários do transporte coletivo preocupados.

Para a maioria dos entrevistados pelo Jornal Midiamax, o serviço oferecido pelo consórcio não justifica nem o valor cobrado atualmente, que é de R$ 3,95. Para a auxiliar de dentista Silvana da Silva Albuquerque, de 42 anos, não seria viável cobrar nenhum tipo de imposto ao consórcio, já que existe a possibilidade do aumento no valor da passagem.

“Se for subir o valor da tarifa, sou contra o imposto. Eles não devolvem um serviço bom, na linha que eu pego, a 086 [Terminal Júlio de Castilho/Shopping ] só tem ar em apenas um ônibus e ainda corre o risco de ficar mais cara a passagem? Já está ruim e pode ficar pior”, reclama.

O estudante Gustavo da Silva tem opinião parecida e teme um reajuste no valor cobrado pela passagem.

“Vai ficar difícil para o usuário do transporte. No geral, o serviço não é tão bom e se cobrarem a mais por isso será complicado”, conta.

Projeto de lei

Na segunda-feira (30) a prefeitura de Campo Grande enviou para a Câmara Municipal projeto de lei para cobrar até 5% de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre a arrecadação do consórcio Guaicurus, empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade desde o fim de 2012, quando venceu a licitação até hoje contestada.

Atualmente isenta da tarifa, a empresa seria cobrada com aumento gradual do imposto. Já em 2020, o valor seria de 1,5% sobre o que for arrecadado. Já em 2021, a quantia subiria para 3%, chegando em 5% apenas em 2022.

“Esta medida se torna necessária porque é imprescindível o aumento da arrecadação dos tributos municipais, além de termos de reduzir, no mínimo, 10% (dez por cento) dos incentivos ou benefícios de natureza tributária dos quais decorram renúncias de receitas”, frisa o Executivo ao justificar o projeto.

A cuidadora Maria Aparecida de Oliveira, de 52 anos, não reclama do serviço oferecido pela empresa. Os ônibus não são tão ruins, mas se aumentarem mesmo o valor da tarifa ficará pior.”

A dona de casa Beatriz Melgar também é contra a cobrança do imposto caso exista a possibilidade de reajuste na tarifa. Para ela, os veículos não são ‘tão bons’ e o valor não pode aumentar. “Vai ficar difícil.”

Já o trabalhador autônomo Ruan Henrique Souza, acredita que a tarifa referente à passagem do ônibus não deveria nem ser cobrada.

“Pagamos tantos impostos, essa tarifa nem deveria existir. Se ficar mais cara vai compensar comprar um veículo”, reclamou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Três Lagoas vai adquirir materiais para a infraestrutura municipal. (PMTL. Divulgação)

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta furtar fiação e incendia casa no São Jorge da Lagoa em Campo Grande

Homem foi preso em flagrante

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços