Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS terá de pagar férias e adicional corrigidos a professores que se afastaram para fazer pós-graduação

Assessoria Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) filiados à ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional, que afastaram de suas atividades para fazer pós-graduação stricto sensu no Brasil, têm direito a receber férias e adicional de férias com juros e correção monetária. O acórdão (decisão) 27335/2019 foi emitido pela primeira turma do […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/UFMS
Foto: Divulgação/UFMS

Assessoria

Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul () filiados à Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional, que afastaram de suas atividades para fazer pós-graduação stricto sensu no , têm direito a receber férias e adicional de férias com juros e correção monetária. O acórdão (decisão) 27335/2019 foi emitido pela primeira turma do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF3) a partir de ação coletiva ajuizada pela Assessoria Jurídica da Seção Sindical.

A decisão do TRF3 ocorreu por unanimidade. O despacho judicial engloba “todos os que são filiados”, explicou a advogada Ana Silvia Pessoa Salgado Moura, do escritório Salgado e Catelan Advogados Associados, contratado pela ADUFMS, acrescentando que a medida contempla associados à Seção Sindical que saíram para fazer mestrado, doutorado ou pós-doutorado. A primeira turma do tribunal estabeleceu que a decisão vale para quem fez pós-graduação em universidades localizadas dentro do território brasileiro.

O TRF3 argumentou que “o direito ao gozo de férias anuais remuneradas com acréscimo de, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal encontra-se previsto no artigo 7º, inciso XVII, aplicável aos servidores públicos por força do artigo 39, parágrafo 3º, ambos da Constituição Federal de 1988”. Os desembargadores acresceram que “o artigo 96-A da Lei n. 8.112/90 prevê a hipótese de afastamento do servidor público federal para participação em programa de pós-graduação stricto sensu no País. Melhor disciplinando a situação do servidor, o artigo 102, inciso IV, da mesma norma, assegura que o afastamento para a aludida participação é considerado como efetivo exercício de trabalho. Sendo o período de participação dos servidores públicos federais em programa de pós-graduação stricto sensu no País como tempo de efetivo exercício, também fazem jus ao direito de férias e seu respectivo adicional”.

Aos professores da UFMS que não são sindicalizados, que não receberam férias e adicional durante suas atividades de pós-graduação, nos últimos dez anos, devem pedir orientação jurídica. “Os que não são filiados podem se filiar até o início do cumprimento da sentença”, orienta a advogada, que também esclarece: “Já obtiveram decisão favorável para casos individuais e inclusive para pós-graduação fora do país. É bom que todos os prejudicados entrem com a ação. Filiados ou não, eles devem entrar.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após prisão de Tuta, líderes do PCC estão escondidos na fronteira com MS

Jardim MS News

Cachorrinha presa em buraco de cimento é resgatada pelos bombeiros em Ladário

Com madrugada gelada, sexta-feira será de tempo seco e temperaturas amenas

Rapaz invade casa da ex-namorada e ameaça matá-la com faca de cozinha

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Encontrado morto enterrado de cabeça para baixo e seminu teria sido ‘desovado’ há dois dias em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Fim de semana tem espetáculo de teatro, ‘Deixa Brincar’ e Samba do Caramelo em Campo Grande

Confira eventos gratuitos que acontecem neste fim de semana em Campo Grande

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em postos de saúde de Campo Grande

O serviço é oferecido 24 horas em 10 UPAs e CRSs

Sem Categoria

Gretchen e Esdras desistem do Power Couple Brasil; saiba detalhes

Gretchen e Esdras desistiram do Power Couple Brasil 7 na madrugada desta sexta-feira (23), após o resultado da 4ª DR; entenda

Polícia

Decisão judicial decreta prisão preventiva de quadrilha que funcionava como célula do PCC em MS

Grupo foi desmantelado pelo SIG e era liderado por jardineiro fake que trabalhava em Dourados