Como parte da programação do Festival Mais Cultura, a UFMS e a Secretaria Municipal de Cultura e () de promovem a primeira edição do Workshop de Cultura e Negócios. Durante os dias 21 e 23 deste mês, serão realizadas palestras e mesas de conversas para o fomento em investimentos no setor cultural de .

A potencialidade da iniciativa privada na aplicação de recursos financeiros propicia um cenário favorável para grandes investimentos culturais no estado, entretanto, ainda não é concretizada pela mistificação da burocracia no momento de prestação de contas ao governo e a desvalorização da cultura.

O evento surge com a proposta de sensibilizar e orientar os empresários da importância dessas ações para o desenvolvimento social e como podem ser feitos os auxílios de forma facilitada, conforme afirma Marcelo Fernandes, pró-reitor de Extensão, Cultura e Esportes da UFMS.  “Nosso objetivo é que essas pessoas entendam a atividade cultural como um negócio interessante e sobretudo, socialmente relevante. Além de repassar informações concretas para os contadores efetuarem os registros em livros e formulários e, assim, terem consistência junto aos órgãos de controle no momento de prestação de contas e declaração do imposto de renda”, afirma.

No dia 21, às 18 horas, no Teatro Glauce Rocha, o Worshop se inicia com a apresentação da Banda Sinfônica da UFMS e do El Trio, em seguida será realizado um talk sobre negócios culturais, com a presença da secretária de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Emanuel Marcos Lima e do pró-reitor, Marcelo Fernandes. Posteriormente, no dia 23, às 8 horas, na Escola de Administração e Negócios (Esan), o professor Emanuel dá continuidade ao evento com a aula técnica sobre investimentos à contadores e empresários da região.

Assim como o 1º Workshop Cultura e Negócios, toda a programação do Festival Mais Cultura foi articulada a partir da parceria com a Sectur, na qual busca o fortalecimento cultural no estado junto à Universidade, conforme afirma Melissa Tamaciro. “Nós temos apontado o olhar para excelentes iniciativas que valorizem a manifestação cultural e impulsionem o setor da cultura e turismo. Estar ao lado da UFMS no Festival Mais Cultura assina esse acreditar nosso no trabalho coletivo, na união com parceiros de grande relevância para a cidade como a UFMS e abre caminhos para novos projetos partindo de realizações já consolidadas. O Mais Cultura com UFMS e Sectur juntos é cultura, é desenvolvimento”, exalta.