Pular para o conteúdo
Cotidiano

Rios de Miranda e Porto Murtinho descem o nível e deixam famílias tranquilas

Os rios de Miranda e Porto Murtinho abaixaram o nível nos últimos dias e deram um sinal de tranquilidade para as famílias que moram próximo ao local que corriam riscos de alagamentos e possíveis desalojamentos com as cheias. O rio Miranda foi quem mais subiu em decorrência das chuvas e por conta das águas das […]
Arquivo -

Os rios de Miranda e Porto Murtinho abaixaram o nível nos últimos dias e deram um sinal de tranquilidade para as famílias que moram próximo ao local que corriam riscos de alagamentos e possíveis desalojamentos com as cheias.

O foi quem mais subiu em decorrência das chuvas e por conta das águas das cabeceiras que descem de outras cidades. O maior índice registrado pela Defesa Civil do município foi de 7.24 metros na última sexta-feira (29), mas logo a situação foi normalizando e passado três dias, nesta segunda, o nível do cursor de água caiu para 6.95 metros.

O coordenador de Defesa Civil Municipal em Miranda, Amarildo Arguelho explica que as cheias que tomaram a semana na cidade são em decorrência das chuvas que caíram em outras cidades do Estado, fator crucial para a cheia. “A cheia vem por causa da chuvarada que teve em Jardim, Guia Lopes, , Bonito e . A prefeita da Marlene Bossay determinou que a secretaria de obras e os funcionários ficassem atentos sobre a enchente juntamente com a secretaria de assistência social”, afirmou.

Os alagamentos em famílias ribeirinhas e moradores rurais, deixaram três pessoas desalojadas e nove pessoas desabrigadas. Embora assuste a situação, Amarildo diz que a situação “já está mais tranquila” e que não há riscos para que as pessoas sejam prejudicadas.

 

Rios de Miranda e Porto Murtinho descem o nível e deixam famílias tranquilas
Rio Paraguai desceu o nível e acalmou as famílias. (Foto: Defesa Civil de Porto Murtinho)

Em Porto Murtinho, o Rio Paraguai foi quem mais subiu, onde atingiu 6.88 metros de altura. Algumas famílias ficaram desalojadas, mas logo voltaram para suas casas por conta da descida do nível. Conforme aponta o coordenador da Defesa Civil de Porto Murtinho, Helton Benitez, “a questão do Rio Paraguai e a questão da cheia já normalizaram”.

“Estávamos monitorando e a previsão é de baixa até meados de maio, quando começa a vir as águas da cheia do Pantanal que todo ano acontece”, explicou Helton.

Previsão

Segundo o Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia), não há riscos de chuva durante a semana na cidade de Miranda. Embora não seja o principal motivo para as cheias, com a diminuição das chuvas, o rio poderá descer ainda mais o seu nível.

Já em Porto Murtinho, apenas na nesta terça-feira (2) o dia amanhece nublado e poderá ocorrer algumas pancadas de chuva de forma isoladas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ccrs

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no Estado

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Cassems

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

camera celular

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Para entidade, problemas na Aneel colocam em risco o equilíbrio do setor de energia elétrica e a proteção dos consumidores

Política

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

Foi apresentado um balanço das atividades do legislativo no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar

TV & Novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa

Vai assistir? Crô, Griselda e Tereza Cristina estarão de volta em agosto; saiba os detalhes

Política

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

Efeitos da decisão de Donald Trump podem começar a ser sentidos em MS após frigoríficos suspenderem a exportação de carne aos EUA