Os rios de e abaixaram o nível nos últimos dias e deram um sinal de tranquilidade para as famílias que moram próximo ao local que corriam riscos de alagamentos e possíveis desalojamentos com as cheias.

O foi quem mais subiu em decorrência das chuvas e por conta das águas das cabeceiras que descem de outras cidades. O maior índice registrado pela Defesa Civil do município foi de 7.24 metros na última sexta-feira (29), mas logo a situação foi normalizando e passado três dias, nesta segunda, o nível do cursor de água caiu para 6.95 metros.

O coordenador de Defesa Civil Municipal em Miranda, Amarildo Arguelho explica que as cheias que tomaram a semana na cidade são em decorrência das chuvas que caíram em outras cidades do Estado, fator crucial para a cheia. “A cheia vem por causa da chuvarada que teve em Jardim, Guia Lopes, Nioaque, Bonito e Bodoquena. A prefeita da Marlene Bossay determinou que a secretaria de obras e os funcionários ficassem atentos sobre a enchente juntamente com a secretaria de assistência social”, afirmou.

Os alagamentos em famílias ribeirinhas e moradores rurais, deixaram três pessoas desalojadas e nove pessoas desabrigadas. Embora assuste a situação, Amarildo diz que a situação “já está mais tranquila” e que não há riscos para que as pessoas sejam prejudicadas.

 

Rios de Miranda e Porto Murtinho descem o nível e deixam famílias tranquilas
Rio Paraguai desceu o nível e acalmou as famílias. (Foto: Defesa Civil de Porto Murtinho)

Em Porto Murtinho, o Rio Paraguai foi quem mais subiu, onde atingiu 6.88 metros de altura. Algumas famílias ficaram desalojadas, mas logo voltaram para suas casas por conta da descida do nível. Conforme aponta o coordenador da Defesa Civil de Porto Murtinho, Helton Benitez, “a questão do Rio Paraguai e a questão da cheia já normalizaram”.

“Estávamos monitorando e a previsão é de baixa até meados de maio, quando começa a vir as águas da cheia do Pantanal que todo ano acontece”, explicou Helton.

Previsão

Segundo o Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia), não há riscos de chuva durante a semana na cidade de Miranda. Embora não seja o principal motivo para as cheias, com a diminuição das chuvas, o rio poderá descer ainda mais o seu nível.

Já em Porto Murtinho, apenas na nesta terça-feira (2) o dia amanhece nublado e poderá ocorrer algumas pancadas de chuva de forma isoladas.