Resolução determina medidas de proteção a comunidade indígena em Caarapó
Resolução n.º 47/2019 publicada pela CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos) determinou ao Brasil que sejam tomadas medidas cautelares para garantirem o direito à vida e à integridade dos membros da comunidade indígena Guyraroká, da etnia Guarani Kaiowá, situada em Caarapó. A orientação é resultado de visita realizada em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Resolução n.º 47/2019 publicada pela CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos) determinou ao Brasil que sejam tomadas medidas cautelares para garantirem o direito à vida e à integridade dos membros da comunidade indígena Guyraroká, da etnia Guarani Kaiowá, situada em Caarapó.
A orientação é resultado de visita realizada em novembro de 2018, que foi acompanhada pelo MPF-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Para a comissão, os indígenas da região estão em situação de risco devido a ameaças, assédios e atos de violência em decorrência de disputa sobre a propriedade de terras.
Na resolução, é apontado panorama de situação de insegurança vivida pela comunidade de 110 indígenas que vivem em 50 hectares. Entre os problemas destacados, foram apontadas perseguições e ameaças, além do uso de agrotóxicos nos arredores das moradias e descarte em rio cuja água é usada para consumo. Durante a visita da comissão, foram relatados ataques com arma de fogo e ameaças.
Questionado, o Governo Federal respondeu informando o trâmite dos processos que discutem a titularidade das terras e não teria informado à comissão nenhuma medida protetiva. Por isso, foram solicitadas dentre as medidas cautelares ações destinadas a melhorar as condições de saúde, alimentação e acesso à água potável; e ações para investigar os fatos que levaram à publicação da cautelar.
Além da medida, a comissão mencionou a possibilidade de peticionar junto ao Sistema Interamericano apontando violações dos direitos dos indígenas. A íntegra da resolução pode ser conferida clicando aqui.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Criança se afoga em piscina e é socorrida com parada cardiorrespiratória por vizinho em Anastácio
Este é 3° caso de afogamento com criança em MS, o 2° em 2025
Operário Caarapoense desafia o América-RN na estreia da Copinha 2025
Competição começa nesta quinta-feira (2), mas estreia do Operário AC será na sexta-feira (3). Já o Dourados joga no sábado (4)
Menino de 3 anos morre afogado enquanto brincava em caixa d’água em Caarapó
Vítima recebeu massagem cardíaca, mas, não resistiu
Copa São Paulo abre hoje temporada do futebol brasileiro em 2025
“Copinha” tem novidades com jogos gratuitos e entrada no estádio por reconhecimento facial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.