Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reinaldo Azambuja anuncia cota zero para a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

Assessoria O Governo do Estado vai estabelecer, por meio de decreto, cota zero para a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul, a partir de fevereiro, anunciou o governador Reinaldo Azambuja ao participar do encontro dos pescadores esportivos, neste sábado, em Campo Grande. O modelo da nova legislação está sendo finalizada por técnicos da […]
Arquivo -

Assessoria

O Governo do Estado vai estabelecer, por meio de decreto, cota zero para a nos rios de Mato Grosso do Sul, a partir de fevereiro, anunciou o governador Reinaldo Azambuja ao participar do encontro dos pescadores esportivos, neste sábado, em . O modelo da nova legislação está sendo finalizada por técnicos da secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Em dezembro do ano passado, o governador sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que proíbe a pesca do dourado por cinco anos, e o fim da cota de pesca amadora era uma medida que estava sendo aguardada há muito tempo pelos amantes dessa atividade e também pelo trade turístico. “É uma decisão de governo, está tomada, e na primeira semana de fevereiro vamos publicar a normativa com as novas regras de pesca”, disse Reinaldo.

Fomento ao turismo

Junto à medida, o Estado estabelecerá uma cota de pescado para ser degustado no barco ou na pousada e também definirá uma política de sustentabilidade dos pescadores profissionais. O governador adiantou que a Semagro está realizando um recadastramento de todos os filiados nas colônias de pescadores, com a participação das entidades, cruzando informações com dados do setor de pesca do governo federal. “Sabemos que há muitas irregularidades e quem é realmente pescador profissional está sendo explorado, vivendo sob pressão. Esse pescador profissional pode trabalhar como guia de pesca, ter uma renda digna”, declarou.

Com a cota zero – defendida pelo trade turístico de , principal destino de pesca amadora do Estado -, segundo Reinaldo Azambuja, Mato Grosso do Sul vai estimular a prática da pesca esportiva, da qual é adepto, e fomentar o turismo, além de recuperar o estoque pesqueiro. “O nosso peixe está diminuindo a cada ano nos nossos rios”, atestou. “Vamos receber mais turistas, valorizar o pescador profissional e acabar com o atravessador.”

O governador lembrou que, antes de assumir o cargo, em 2015, pescou por dez anos consecutivos na Argentina, onde a pesca do dourado é proibida, e falou da emoção de fisgar uma espécie do chamado “Rei do Rio”, que hoje está desaparecendo dos rios, principalmente da bacia do Rio Paraguai. “A pesca esportiva é apaixonante, você fisgar um dourado e devolve-lo ao rio, depois de tirar uma foto, esse é o maior troféu que você leva”, disse.

Um divisor de águas

Para o presidente da Associação de Pesca Esportiva do Pantanal (Apep), Alexandre Pierin, a nova legislação anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja, além de preservar o meio ambiente, despertará uma nova consciência no pescador e no turista. “A proibição do dourado foi uma vitória e agora, com a cota zero, haverá menos pressão nos rios, principalmente no Pantanal, e estaremos preservando também a cultura da pesca esportiva”, declarou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
câmara projetos salário projetos

ACP publica apoio após Câmara arquivar projeto que previa instalar câmeras de vídeo em salas de aula

Índia e Paquistão podem entrar em guerra? Aqui está tudo o que você precisa saber

BR-163 em MS tem 15 trechos interditados nesta quarta-feira; confira

Conclave vai durar quanto tempo? Quando será anunciado o novo papa? Veja previsões

Notícias mais lidas agora

Multada por fraude, empresa diz que ‘propina’ é pagamento por compra de fazenda em MS

Predador sexual que fez 163 vítimas se passou por menina para ameaçar adolescente de MS

Conclave vai durar quanto tempo? Quando será anunciado o novo papa? Veja previsões

Foto ilustrativa

PR: Homem ameaça colega de trabalho após desentendimento por ar-condicionado

Últimas Notícias

Política

Moraes decide que Agepen-MS não precisa mais ‘monitorar’ ex-deputado preso por mandar matar Marielle

Chiquinho Brazão estava preso na penitenciária federal de Campo Grande e conquistou direito a prisão domiciliar; levou consigo equipamento eletrônico

Transparência

Lula nomeia advogado de Campo Grande para ocupar vaga de juiz eleitoral do TRE-MS

Márcio de Ávila Martins Filho, indicado pela OAB, já ocupou vaga de conselheiro na entidade

Famosos

Gracyanne Barbosa revela adoção de bebê reborn: ‘Meu sonho é ter um filho’

Após deixar o BBB 25, Gracyanne Barbosa pegou os fãs de surpresa ao anunciar que vai se tornar mãe de um bebê reborn; entenda

TV & Novela

Globo ‘mata’ Canal VIVA e revolta fãs de novelas: ‘ninguém pediu’

Reprise da novela "Além do Tempo", de 2015, abrirá as mudanças no canal, que passará a se chamar "Globoplay Novelas"