Pular para o conteúdo
Cotidiano

Protesto contra a ‘cota zero’ completa seis dias de bloqueio no rio Paraguai

Os pescadores continuam o protesto e o bloqueio no rio Paraguai completa seis dias contra a ‘cota zero’. Moradores de Porto Murtinho, a 454 km de Campo Grande, temem os possíveis prejuízos com a lei que poderá entrar e vigor e proibir que peixes capturados por pescadores amadores sejam levados. O professor Fábio Escobar, de […]
Arquivo -

Os pescadores continuam o protesto e o bloqueio no completa seis dias contra a ‘‘. Moradores de , a 454 km de , temem os possíveis prejuízos com a lei que poderá entrar e vigor e proibir que peixes capturados por pescadores amadores sejam levados.

O professor Fábio Escobar, de 31 anos, conta que assim como muitos moradores da cidade, apoia e participa do protesto em solidariedade a quem vive da e do turismo. Segundo ele, a manifestação é pacífica como uma forma de chamar a atenção do Governo do Estado. “Queremos que esta lei não seja implantada em Porto Murtinho e nas regiões ribeirinhas. Fomos pegos de surpresa”, argumenta.

O limite para a pesca por pescadores amadores pode ficar entre 5 kg e 7 kg, mas os moradores discordam da medida e apontam que a economia da cidade é muito dependente da pesca. “5 kg não é viável para nós, no momento está 10 kg além do exemplar”, diz. Atualmente, é permitido pescar até 10kg de peixe, mais um exemplar e cinco piranhas.

O professor conta que a manifestação não tem dia para acabar e os pescadores devem permanecer com o bloqueio no rio Paraguai, em uma rota por onde passam exportações de grãos para o oceano Pacífico. “São 50 barcos e cerca de 200 manifestantes. Estamos muito motivados em continuar o movimento. Teve chuva forte, os pescadores correram riscos no rio, mas ainda permanecem”, conta.

Preservação

No dia 30 de janeiro, um grupo de empresários e pescadores se reuniram com o o secretario Jaime Verruck, da Semagro (Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), para discutir questões sobre a cota zero, projeto que proibirá a pesca amadora nos rios do Estado. Com o decreto os peixes pescados deverão ser todos devolvidos ao rio e não poderá mais ser levados pelos pescadores amadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após contrariar justiça, prefeitura é pressionada a revogar decreto que afeta área preservada

‘Grande mulher’: acidente que matou três da mesma família comove moradores de Sidrolândia

Nesta semana, Justiça Federal leva serviços gratuitos à população pelo Rio Paraguai

Beijinhos: operação revelou imagens e mensagens íntimas de político com chefe do CV

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

Em cinco anos, 11 prefeituras do PSDB foram alvo de operações em Mato Grosso do Sul

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Amazônia

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Últimas Notícias

Esportes

Time de MS conquista bronze no voleibol e sobe para Divisão Especial

O time sul-mato-grossense venceu o Rio Grande do Norte por 3 sets a 1

Polícia

Denúncia de som alto acaba com 2 crianças resgatadas sozinhas em salão de festas de Terenos

Todos foram levados para a delegacia

Política

Governo de MS propõe desconto de 30% no ITCD para doações pagas à vista até 2025

Projeto de lei quer incentivar a formalização de doações de bens e direitos com abatimento no imposto para pagamentos em parcela única

Cotidiano

Vai viajar? Semana começa com diversas interdições na BR-163

Ao todo, são sete pontos de interdição e 25 em sistema 'Pare e Siga' ao longo da BR-163