Pular para o conteúdo
Cotidiano

Projeto de escola de Campo Grande fica entre as dez melhores em prêmio nacional

A proposta para o projeto surgiu de forma espontânea e o foco foi voltado para que houvesse um trabalho na questão da sustentabilidade na educação ambiental, e isso foi o mais que o suficiente para chamar a atenção de uma das maiores marcas do Brasil. A Escola Municipal Nerone Maiolino, no Jardim Vida Nova, foi […]
Arquivo -
Foto: WhatsApp
Foto: WhatsApp

A proposta para o projeto surgiu de forma espontânea e o foco foi voltado para que houvesse um trabalho na questão da sustentabilidade na educação ambiental, e isso foi o mais que o suficiente para chamar a atenção de uma das maiores marcas do Brasil. A Escola Municipal Nerone Maiolino, no Vida Nova, foi uma das vencedoras do “Prêmio Crianças Mais Saudáveis 2019”, da Nestlé e todos ficaram surpresos, já que a concorrência era de todo o Brasil e mais de 400 propostas foram selecionadas inicialmente.

“Todos receberam a notícia com um pouco de curiosidade, um pouco de espanto, mas todos ficaram felizes ao saber que nós fomos premiados”, disse um dos idealizadores da proposta.

O texto foi criado pelos professores Anysio Henriques Neto, de história e por Sirley dos Anjos, de educação física. Embora tenha sido somente os dois, o apoio foi grande e a ideia surgiu depois que a escola foi convidada a participar do prêmio, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

“Decidimos escrever uma proposta que atendesse o edital do projeto e juntasse a nossa visão de educação. Tivemos uma aceitação muito boa, os professores, os diretores entenderam a proposta que a gente quer executar. O projeto ganhou uma dimensão total dentro da escola, então nos próximos seis meses todos nós iremos atuar no projeto”, descreveu o professor Anysio.

O educador conta que houve uma adesão grande por parte da escola, onde todos participaram de forma integrada e ajudaram a desenvolver a proposta e que nenhum empecilho foi colocado no caminho.

Com o rótulo de ‘Brincando com alimentos: introdução de alimentos PANCs na merenda escolar’, a proposta nada mais é do que “a construção de uma Horta PANC que será o ponto de partida para todas as ações do trabalho, onde serão desenvolvidas atividades interdisciplinares incluindo os cinco hábitos saudáveis demonstrando formas de adquiri-los e praticá-los”. Além disso, haverá um concurso culinário, no qual o prato mais aceito pelos estudantes será incorporado ao cardápio da escola.

As crianças da escola também podem ser consideradas um trunfo para que o projeto pudesse ser desenvolvido. “Elas já conhecem a proposta de trabalhar com as plantas alimentícias não-convencionais. Os alunos ficaram felizes de saber que teremos verba para refazer a hora, que esse era um dos grandes desafios que a escola enfrentava e eles estão ansiosos porque gostam dessa atividade com a horta”.

O professor destaca a importância do projeto e ressalta que a Nestlé enviará uma verba de R$ 35 mil para a composição do projeto que deve ser efetuado em seis meses. O dinheiro, segundo Anysio, servirá para outras ações dentro da escola, principalmente para reformas.

“Os alunos ficaram felizes de saber que teremos verba para refazer a horta, que esse era um dos grandes desafios que a escola enfrentava e eles estão ansiosos porque gostam dessa atividade com a horta. Nós iremos também reestruturar a quadra poliesportiva, vai ser criado um brinquedoteca e um parquinho, então, eles estão satisfeitos em saber que terão nova área para brincar e uma área de cultivo”, afirmou.

Agora, ficará a critério da Semed fazer toda o marketing para atrair a população e após uma reunião com a escola, será decidido os rumos do projeto que encantou a Nestlé.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Sada Cruzeiro, que disputará finais da Supercopa em Campo Grande é derrotado no Campeonato Mineiro

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo

Esportes

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Foram necessários somente 15 segundos para os cariocas abrirem frente no marcador