Pular para o conteúdo
Cotidiano

Projeto de escola de Campo Grande fica entre as dez melhores em prêmio nacional

A proposta para o projeto surgiu de forma espontânea e o foco foi voltado para que houvesse um trabalho na questão da sustentabilidade na educação ambiental, e isso foi o mais que o suficiente para chamar a atenção de uma das maiores marcas do Brasil. A Escola Municipal Nerone Maiolino, no Jardim Vida Nova, foi […]
Arquivo -
Foto: WhatsApp
Foto: WhatsApp

A proposta para o projeto surgiu de forma espontânea e o foco foi voltado para que houvesse um trabalho na questão da sustentabilidade na educação ambiental, e isso foi o mais que o suficiente para chamar a atenção de uma das maiores marcas do Brasil. A Escola Municipal Nerone Maiolino, no Vida Nova, foi uma das vencedoras do “Prêmio Crianças Mais Saudáveis 2019”, da Nestlé e todos ficaram surpresos, já que a concorrência era de todo o Brasil e mais de 400 propostas foram selecionadas inicialmente.

“Todos receberam a notícia com um pouco de curiosidade, um pouco de espanto, mas todos ficaram felizes ao saber que nós fomos premiados”, disse um dos idealizadores da proposta.

O texto foi criado pelos professores Anysio Henriques Neto, de história e por Sirley dos Anjos, de educação física. Embora tenha sido somente os dois, o apoio foi grande e a ideia surgiu depois que a escola foi convidada a participar do prêmio, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

“Decidimos escrever uma proposta que atendesse o edital do projeto e juntasse a nossa visão de educação. Tivemos uma aceitação muito boa, os professores, os diretores entenderam a proposta que a gente quer executar. O projeto ganhou uma dimensão total dentro da escola, então nos próximos seis meses todos nós iremos atuar no projeto”, descreveu o professor Anysio.

O educador conta que houve uma adesão grande por parte da escola, onde todos participaram de forma integrada e ajudaram a desenvolver a proposta e que nenhum empecilho foi colocado no caminho.

Com o rótulo de ‘Brincando com alimentos: introdução de alimentos PANCs na merenda escolar’, a proposta nada mais é do que “a construção de uma Horta PANC que será o ponto de partida para todas as ações do trabalho, onde serão desenvolvidas atividades interdisciplinares incluindo os cinco hábitos saudáveis demonstrando formas de adquiri-los e praticá-los”. Além disso, haverá um concurso culinário, no qual o prato mais aceito pelos estudantes será incorporado ao cardápio da escola.

As crianças da escola também podem ser consideradas um trunfo para que o projeto pudesse ser desenvolvido. “Elas já conhecem a proposta de trabalhar com as plantas alimentícias não-convencionais. Os alunos ficaram felizes de saber que teremos verba para refazer a hora, que esse era um dos grandes desafios que a escola enfrentava e eles estão ansiosos porque gostam dessa atividade com a horta”.

O professor destaca a importância do projeto e ressalta que a Nestlé enviará uma verba de R$ 35 mil para a composição do projeto que deve ser efetuado em seis meses. O dinheiro, segundo Anysio, servirá para outras ações dentro da escola, principalmente para reformas.

“Os alunos ficaram felizes de saber que teremos verba para refazer a horta, que esse era um dos grandes desafios que a escola enfrentava e eles estão ansiosos porque gostam dessa atividade com a horta. Nós iremos também reestruturar a quadra poliesportiva, vai ser criado um brinquedoteca e um parquinho, então, eles estão satisfeitos em saber que terão nova área para brincar e uma área de cultivo”, afirmou.

Agora, ficará a critério da Semed fazer toda o marketing para atrair a população e após uma reunião com a escola, será decidido os rumos do projeto que encantou a Nestlé.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

‘Tentei parar, mas não deu tempo’, diz motorista que atropelou idosa na Avenida Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher no começo da noite desta sexta-feira estava indo para a cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina