Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a SED (Secretaria de Estado de Educação), a Escolagov (Fundação Escola de Governo) estará disponibilizando o curso de noções básicas de Primeiros Socorros para todos os funcionários da REE ( de Ensino). Segundo informações da SED, em todo Mato Grosso do Sul, são 366 escolas, dos 79 municípios, que receberão o curso na modalidade (Ensino à Distância).

Os módulos serão divididos em videoaulas, com material interno e externo, explica a coordenadora da CFOR (Formação Continuada), Alessandra Beker. “Atividades e vídeos motivacionais, que serão ofertadas para todo corpo docente e administrativo, que é de extrema importância para o bem-estar de toda comunidade escolar”.

Com duração de 20h/aulas, o curso atingirá, inicialmente, mil servidores públicos estaduais. Os módulos oferecidos estarão centrados em questões primordiais, segundo o sargento Rodrigues Junior, da de Bombeiros Militar do MS. “Estamos focados em dinamizar as videoaulas em noções de parada cardiorrespiratória, síncope (mal súbito, definido como perda transitória e autolimitada da consciência, seguida de recuperação espontânea sem intervenção terapêutica e habitualmente acompanhada de perda do tônus postural, além de obstruções de vias orais e crise convulsiva, bem como noções de procedimentos em caso de traumas, quedas, cortes e fraturas”, finalizou o sargento.


Obrigatório por Lei

A obrigatoriedade da formação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários dos estabelecimentos de Ensino da Rede Pública e Privada, tanto de Educação Básica quanto Recreação Infantil, em todo País, surgiu após a publicação da Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na mesma data.

 

A Lei Lucas, como ficou conhecida, recebeu esse nome após a mobilização da família do menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que se engasgou com um lanche servido em uma excursão. Com asfixia mecânica, ele foi transferido para um hospital e, após uma série de paradas cardíacas, veio a óbito. O caso ocorreu em Campinas, interior de São Paulo, em setembro de 2017.

Formação

O curso estará disponível a partir da segunda quinzena de abril. A SED encaminhará às escolas, por meio de Comunicação Interna (CI), orientações acerca da realização das inscrições e dos procedimentos para a participação na formação.