Nanopartículas e meio ambiente são os temas das palestras que o professor Ian Colbeck, da de Ciências da Vida da Universidade de Essex, no Reino Unido, ministra na UFMS na próxima semana.

A visita, que ocorre entre 21 e 25 de outubro, integra as ações desenvolvidas pelo projeto “Desenvolvimento de nanomateriais para indução de processos oxidativos: aplicações de interesses ambientais, energéticos e da saúde”, financiado pelo Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de (Capes), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. O intuito é discutir os resultados recentes das pesquisas e planejar ações junto aos pesquisadores do projeto.

Colbeck tem se dedicado ao estudo de propriedades fisicoquímicas de aerossóis, nanopartículas no ambiente, poluição ambiental e bioaerossóis, além de ser membro da Royal Meteorological Society e Institute of Physics.

No dia 24, às 14h, o professor apresenta o seminário “Propriedades fisicoquímicas de aerossol e seu impacto no meio ambiente”, abordando os fundamentos da ciência do aerosol. No dia 25, às 9h, ele ministra a palestra “Impacto das nanopartículas no meio ambiente”.

O professor Samuel Leite de Oliveira, do Grupo de Óptica e Fotônica do Instituto de Física, destaca que “essa visita consolidará a colaboração científica existente entre os pesquisadores da UFMS e da Universidade de Essex. Além disso, alunos e professores poderão identificar novas oportunidades de cooperação.”

As atividades são abertas ao público, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores da UFMS e de outras instituições. As palestras acontecem na sala 9 do Instituto de Física, na Cidade Universitária.