Pular para o conteúdo
Cotidiano

Problema em mureta de contenção pode atrasar obras no lago do Parque das Nações

Foi encontrado um problema estrutural no gabião, na mureta de contenção das margens do lago principal no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, após a drenagem da água e a retirada de sedimentos. O governo estadual vai arcar com os custos e deve ser feita uma licitação para contratar empresa e realizar o conserto.  […]
Arquivo -
(João Prestes
(João Prestes

Foi encontrado um problema estrutural no gabião, na mureta de contenção das margens do lago principal no Parque das Nações Indígenas, em , após a drenagem da água e a retirada de sedimentos. O governo estadual vai arcar com os custos e deve ser feita uma licitação para contratar empresa e realizar o conserto. 

A tela que serve para reter o muro de pedras se rompeu em vários pontos e precisará ser consertada antes da recomposição das águas do lago. O problema foi constatado pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, durante vistoria ao local na semana passada.

Segundo Verruck, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) já elaborou um pré-projeto com as condições técnicas adequadas para fazer a manutenção e o reforço do gabião no lago. “Durante a retirada das águas foi percebido a necessidade de fazer um reforço no gabião à jusante (abaixo da barragem). O conserto será feito com recursos do Imasul, vamos fazer rapidamente a licitação para executar esses serviços antes da recomposição das águas”, informou.

As obras de desassoreamento dos lagos do Parque das Nações Indígenas estão sendo executadas pela Prefeitura, em convênio com o Governo do Estado, que repassou R$ 1,5 milhão ao município para custeio. A previsão é retirar 140 mil metros cúbicos de sedimentos que se acumularam nos dois lagos – o principal e o secundário – arrastados pelas águas das chuvas.

A Prefeitura de Campo Grande ficou responsável pela retirada dos sedimentos do lago. O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do município, Rudi Fiorese, esteve na vistoria no local e informou ao Midiamax que a remoção da terra deve ser concluída até o fim deste mês. “Da nossa parte estamos fazendo o desassoreamento. Com relação a estrutura do gabião, técnicos do governo fizeram vistoria no local e eles têm mais informações”.

A reportagem do Jornal Midiamax ligou para o secretário Verruck, para saber se com esse problema, a conclusão da obra vai demorar mais que o previsto. Porém, as ligações não foram atendidas e a reportagem aguada um posicionamento.

Lago secundário

O projeto para recomposição das nascentes do córrego Joaquim Português, localizado no interior do Parque Estadual do Prosa deve ser concluído também até o fim do mês e a obra deve ser executada pelo Governo do Estado. O assoreamento no Joaquim Português é um dos responsáveis pelo acúmulo de sedimentos no lago principal do Parque das Nações Indígenas. As margens do córrego cederam pela força da enxurrada que desce da parte alta daquela região e todo esse material acaba se acumulando no lago.

(Com assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1974 – Deputado assassinado em Chapada dos Guimarães

palmeiras

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

rio verde

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

funcionários

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

fortaleza

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

Ao longo do mais de 50 anos de carreira, Jonir se dedicou a retratar principalmente o Pantanal em suas obras

Cotidiano

Quer se vacinar contra a gripe? Veja os locais de vacinação deste domingo

Prefeitura realiza plantão de vacinação em dois bairros da Capital

Polícia

Mulher é presa com quase 500 trouxinhas de drogas no Jardim Los Angeles

A suspeita ainda tentou esconder os entorpecentes durante a abordagem policial

Cotidiano

Domingo será de tempo seco e quente, com máxima atingindo 36°C em Mato Grosso do Sul

Campo Grande amanhece com temperatura de 21°C e deve registrar máxima de 33°C