Pular para o conteúdo
Cotidiano

Problema em mureta de contenção pode atrasar obras no lago do Parque das Nações

Foi encontrado um problema estrutural no gabião, na mureta de contenção das margens do lago principal no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, após a drenagem da água e a retirada de sedimentos. O governo estadual vai arcar com os custos e deve ser feita uma licitação para contratar empresa e realizar o conserto.  […]
Arquivo -
(João Prestes
(João Prestes

Foi encontrado um problema estrutural no gabião, na mureta de contenção das margens do lago principal no Parque das Nações Indígenas, em , após a drenagem da água e a retirada de sedimentos. O governo estadual vai arcar com os custos e deve ser feita uma licitação para contratar empresa e realizar o conserto. 

A tela que serve para reter o muro de pedras se rompeu em vários pontos e precisará ser consertada antes da recomposição das águas do lago. O problema foi constatado pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, durante vistoria ao local na semana passada.

Segundo Verruck, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) já elaborou um pré-projeto com as condições técnicas adequadas para fazer a manutenção e o reforço do gabião no lago. “Durante a retirada das águas foi percebido a necessidade de fazer um reforço no gabião à jusante (abaixo da barragem). O conserto será feito com recursos do Imasul, vamos fazer rapidamente a licitação para executar esses serviços antes da recomposição das águas”, informou.

As obras de desassoreamento dos lagos do Parque das Nações Indígenas estão sendo executadas pela Prefeitura, em convênio com o Governo do Estado, que repassou R$ 1,5 milhão ao município para custeio. A previsão é retirar 140 mil metros cúbicos de sedimentos que se acumularam nos dois lagos – o principal e o secundário – arrastados pelas águas das chuvas.

A Prefeitura de Campo Grande ficou responsável pela retirada dos sedimentos do lago. O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do município, Rudi Fiorese, esteve na vistoria no local e informou ao Midiamax que a remoção da terra deve ser concluída até o fim deste mês. “Da nossa parte estamos fazendo o desassoreamento. Com relação a estrutura do gabião, técnicos do governo fizeram vistoria no local e eles têm mais informações”.

A reportagem do Jornal Midiamax ligou para o secretário Verruck, para saber se com esse problema, a conclusão da obra vai demorar mais que o previsto. Porém, as ligações não foram atendidas e a reportagem aguada um posicionamento.

Lago secundário

O projeto para recomposição das nascentes do córrego Joaquim Português, localizado no interior do Parque Estadual do Prosa deve ser concluído também até o fim do mês e a obra deve ser executada pelo Governo do Estado. O assoreamento no Joaquim Português é um dos responsáveis pelo acúmulo de sedimentos no lago principal do Parque das Nações Indígenas. As margens do córrego cederam pela força da enxurrada que desce da parte alta daquela região e todo esse material acaba se acumulando no lago.

(Com assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União