A procura pelas vacinas DTP – tríplice bacteriana e pentavalente se intensificaram nos últimos dias, porém os estoques nos postos de saúde de estão zerados e sem previsão para serem reabastecidos. Segundo a (Secretária Municipal de Saúde), há duas semanas houve um pequeno abastecimento da pentavalente.

“Devido à grande procura pela falta do imunobiológico em toda a rede, rapidamente se esgotou”, afirmou a secretaria. A DTP protege contra difteria, tétano e coqueluche, enquanto a pentavalente imuniza contra as três citadas anteriormente, além da B e da bactéria Haemophilus influenzae tipo B, que prejudica garganta e traz infecções no nariz e meninge.

A DTP é direcionada para crianças de 15 meses a 6 anos. Já a pentavalente, é aplicada em crianças de 2, 4 e 6 meses de idade.

Com a falta de estoque na rede pública de saúde, a alternativa é procurar pelas vacinas em clínicas particulares. Entretanto, as vacinas não são tão acessíveis quanto parece devido ao preço que variam e podem chegar até os R$ 365.

A orientação da Sesau é para que os pais mantenham atualizados o calendário vacinal das crianças e se atentem as unidades de saúde mais próximas para que assim que o abastecimento das doses acontecerem, possam fazer a regularização da imunização dos filhos.