Pular para o conteúdo
Cotidiano

Polícia boliviana declara apoio a protestos e fronteira com Corumbá permanece fechada

Fechada há 19 dias, a fronteira entre Corumbá e Bolívia não tem previsão de ser reaberta. O protesto realizado por lideranças políticas de oposição a Evo Morales pede a renúncia do presidente eleito além de nova eleição presidencial. Policiais bolivianos estão amotinados e se declararam favoráveis aos manifestantes. Conforme apurado pelo site Diário Corumbaense, após […]
Arquivo -
(Diário Corumbaense)
(Diário Corumbaense)

Fechada há 19 dias, a fronteira entre e não tem previsão de ser reaberta. O protesto realizado por lideranças políticas de oposição a Evo Morales pede a renúncia do presidente eleito além de nova eleição presidencial. Policiais bolivianos estão amotinados e se declararam favoráveis aos manifestantes.

Conforme apurado pelo site Diário Corumbaense, após o setor de transporte pesado ter declarado apoio aos manifestantes, na noite de sexta-feira (8), em algumas cidades, o comando da Polícia Boliviana também anunciou apoio à mobilização.

Moradores das cidades de fronteira teriam também se deslocado até a unidade policial em Puerto Suárez e um policial afirmou à imprensa que o comando da região também está junto ao povo.

Na cidade de Santa Cruz de La Sierra, policias de diferentes unidades chegaram de caravana ao Comando Departamental reforçando o motim da instituição Verde-Oliva neste sábado (9). Fora do prédio a população a saída do comandante Igor Echegaray.

Ainda conforme o Diário Corumbaense, um contingente de policiais, com bandeiras da Bolívia e de Santa Cruz saiu para o terraço do Comando, dando sinal de que essa região também se junta ao motim instalado em vários departamentos desde a sexta-feira.

Também na sexta-feira, o ministro da Defesa, Javier Zavaleta, descartou operações militares nas ruas, enquanto o ministro de governo, Carlos Romero, defendeu um diálogo para resolver o tumulto que se estende por todo o país.

Em Cochabamba, os policiais amotinados pedem reajuste salarial e aposentadorias no mesmo posto da FFAA (Forças Armadas) e a independência política garantida por não ser instrumento de nenhum governo.

Evo Morales

O presidente Evo Morales falou no final da noite desta sexta-feira, pelas redes sociais, a situação que o país está passando e que se agravou depois que a Polícia de Cochabamba, em primeira instância, entre outras regiões (incluindo Santa Cruz, Chuquisaca e Beni) declarou apoio aos manifestantes que exigem a sua renúncia.

“Irmãs e irmãos, nossa está em risco devido ao golpe de estado lançado por grupos violentos que prejudicam a ordem constitucional”, disse a primeira parte do pronunciamento feito por Morales que complementa dizendo que denunciou a situação para a comunidade internacional.

Vale lembrar que o país está enfrentando manifestações desde o dia 20 de outubro, quando grande parte da sociedade passou a pedir anulação da eleição presidencial por suspeita de fraude.

Evo Morales convocou ainda suas bases para enfrentar a situação. “Peço ao nosso povo que cuide pacificamente da democracia e da CPE para preservar a paz e a vida como bens supremos acima de qualquer interesse político”, disse.

Em resposta ao pronunciamento, Luis Fernando Camacho, o líder cívico e atualmente o principal oponente de Morales, disse que o golpe de estado ocorreu no dia 21 de fevereiro de 2016, citando o Referendo que rejeito a a possibilidade de Morales se candidatar a um novo mandato.

Mas que um ano depois, o presidente conseguiu a liberação do Tribunal Constitucional para disputar a reeleição indefinidamente.

Com informações do jornal El Deber.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso é morto pelo irmão a facada em Campo Grande

Na 1ª sessão após escândalo de corrupção, vereadores de Terenos alegam ‘surpresa’ com Operação

Prefeitura cancelou contratos suspeitos em Terenos, diz presidente da Câmara

tarcisio bolsonaro

Moraes autoriza visita do governador de São Paulo a Jair Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Acidente mata pai, deixa filho ferido e motorista envolvido foge sem prestar socorro

Últimas Notícias

Brasil

PF fecha mais de mil empresas clandestinas de segurança privada

46 prisões em flagrante e na apreensão de 46 armas

Conteúdo de Marca

Brindes corporativos estratégicos para empresas de Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul vem se consolidando como um dos estados mais dinâmicos da região Centro-Oeste.

Política

Câmara de Terenos revoga Lei e barra empréstimo de R$ 20 milhões solicitado por prefeito preso

Valor milionário poderia estar na 'mira' do Executivo e foi aprovado um mês antes da prisão

Esportes

Gabigol decide, Cruzeiro vence o Bahia e toma a vice-liderança do Palmeiras

Resultado custou caro ao Bahia, que caiu para o quinto lugar