Pular para o conteúdo
Cotidiano

Paraíso na Terra e hospitalidade: as impressões das delegações do Brics sobre Bonito

Delegações de Rússia, China, África do Sul e Índia visitaram Bonito na quarta (25) e nesta quinta-feira (26) para discutir metas conjuntas dos Brics (bloco econômico formado por esses quatro países mais o Brasil) e também conhecer as belezas naturais de Mato Grosso do Sul. A anfitriã deles foi a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. […]
Arquivo -
Foto: Leonardo de França
Foto: Leonardo de França

Delegações de Rússia, China, África do Sul e visitaram na quarta (25) e nesta quinta-feira (26) para discutir metas conjuntas dos (bloco econômico formado por esses quatro países mais o Brasil) e também conhecer as belezas naturais de Mato Grosso do Sul. A anfitriã deles foi a ministra da , Tereza Cristina.

A escolha por Bonito foi certeira, já que além de fechar negócios, a intenção do ministério também foi a de criar um ambiente mais amigável para os representantes das nações que formam o bloco, existente há nove anos para promover o desenvolvimento dos mesmos.

Entre uma conversa e outra, o que mais se ouviu foram elogios a comida brasileira, as bebidas, as belezas de Bonito e a recepção alegre, típica do brasileiro. “A hospitalidade com a qual fomos recebidos chamou muito a atenção”, comenta o vice-ministro sul-africano Mcebisi Skwatsha, que responde pela pasta da Agricultura em seu país.

Ele também frisa que ficou muito feliz em chegar a um consenso que resultará na assinatura da Carta de Bonito, e que o passeio que mais o atraiu foi a flutuação aquática realizada na quarta-feira no Aquário Natural de Bonito.

Outro que também não poupou palavras e rasgou elogios ao Brasil foi o secretário da Agricultura da Índia, Bimbadhar Pradhan. “Essa visita foi excelente e inacreditável. As paisagens, a fauna, a agropecuária, tudo. Tem também o nelore [raça bovina, que chegou em 1921 vindo da Índia”, comenta o representante do país asiático, que ainda completa.

“Aqui é o paraíso na Terra, uma experiência inesquecível. Agora, queremos levar as melhores práticas daqui para lá. Tanto pelo turismo como pelo trabalho, foi uma experiência para a vida toda”, destaca o secretário, que assim como os demais membros de todas as delegações, embarcar para Guarulhos (SP) no fim da tarde desta quinta-feira.

Antes disso, os cinco chefes de delegações representantes dos países do Brics vão assinar a Carta de Bonito, documento com metas conjuntas a serem trabalhadas por essas nações que concentram 40% da população mundial. Haverá também uma coletiva de imprensa e reuniões bilaterais entre os países. O Brasil conversará com a China.

Por ora, a expectativa é que o documento preveja também cooperações entre esses países que podem impactar em melhora no volume e qualidade da produção de ambos. Parte disso passará pela Embrapa, responsáveis por toda a tecnologia criada para a soja brasileira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

‘Tentei parar, mas não deu tempo’, diz motorista que atropelou idosa na Avenida Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher no começo da noite desta sexta-feira estava indo para a cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina