Pular para o conteúdo
Cotidiano

Paraíso na Terra e hospitalidade: as impressões das delegações do Brics sobre Bonito

Delegações de Rússia, China, África do Sul e Índia visitaram Bonito na quarta (25) e nesta quinta-feira (26) para discutir metas conjuntas dos Brics (bloco econômico formado por esses quatro países mais o Brasil) e também conhecer as belezas naturais de Mato Grosso do Sul. A anfitriã deles foi a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. […]
Arquivo -
Foto: Leonardo de França
Foto: Leonardo de França

Delegações de Rússia, China, África do Sul e visitaram na quarta (25) e nesta quinta-feira (26) para discutir metas conjuntas dos (bloco econômico formado por esses quatro países mais o Brasil) e também conhecer as belezas naturais de Mato Grosso do Sul. A anfitriã deles foi a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

A escolha por Bonito foi certeira, já que além de fechar negócios, a intenção do ministério também foi a de criar um ambiente mais amigável para os representantes das nações que formam o bloco, existente há nove anos para promover o desenvolvimento dos mesmos.

Entre uma conversa e outra, o que mais se ouviu foram elogios a comida brasileira, as bebidas, as belezas de Bonito e a recepção alegre, típica do brasileiro. “A hospitalidade com a qual fomos recebidos chamou muito a atenção”, comenta o vice-ministro sul-africano Mcebisi Skwatsha, que responde pela pasta da Agricultura em seu país.

Ele também frisa que ficou muito feliz em chegar a um consenso que resultará na assinatura da Carta de Bonito, e que o passeio que mais o atraiu foi a flutuação aquática realizada na quarta-feira no Aquário Natural de Bonito.

Outro que também não poupou palavras e rasgou elogios ao Brasil foi o secretário da Agricultura da Índia, Bimbadhar Pradhan. “Essa visita foi excelente e inacreditável. As paisagens, a fauna, a agropecuária, tudo. Tem também o nelore [raça bovina, que chegou em 1921 vindo da Índia”, comenta o representante do país asiático, que ainda completa.

“Aqui é o paraíso na Terra, uma experiência inesquecível. Agora, queremos levar as melhores práticas daqui para lá. Tanto pelo turismo como pelo trabalho, foi uma experiência para a vida toda”, destaca o secretário, que assim como os demais membros de todas as delegações, embarcar para Guarulhos (SP) no fim da tarde desta quinta-feira.

Antes disso, os cinco chefes de delegações representantes dos países do Brics vão assinar a Carta de Bonito, documento com metas conjuntas a serem trabalhadas por essas nações que concentram 40% da população mundial. Haverá também uma coletiva de imprensa e reuniões bilaterais entre os países. O Brasil conversará com a China.

Por ora, a expectativa é que o documento preveja também cooperações entre esses países que podem impactar em melhora no volume e qualidade da produção de ambos. Parte disso passará pela Embrapa, responsáveis por toda a tecnologia criada para a brasileira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Últimas Notícias

Cotidiano

Orçada em R$ 2,57 milhões, reforma do Fórum de Dourados será entregue nesta quinta

Obra da estrutura inaugurada em 1986

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos