Começa às 19h desta segunda-feira (6), o terceiro módulo do CPA (Curso de Preparação à Adoção), ministrado pelo Núcleo de Adoção do Fórum de , que é uma das etapas iniciais para quem tem o desejo de adotar. O processo faz parte da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso.

Essa capacitação é prevista na Leia de Adoção, n° 12.010 de 2009, e no próprio ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Os encontros são divididos em quatro módulos, com intervalos de 15 dias entre acas um, sendo necessário 100% de presença para garantir o certificado. Em caso de casais, é necessária a assiduidade dos dois.

De acordo com o Tribunal de Justiça, em Campo Grande, o CPA acontece desde 2008 e em 2016 reformulou a capacitação, estendendo os encontros de dois para oito, para completar e aprofundar ainda mais os debates sobre o tema.

Um dos principais objetivos do curso é preparar os candidatos para lidar com os diferentes aspectos do processo de adoção. Com isso, o curso atua como uma forma de prevenção, pois aborda possíveis conflitos dos pretendentes, para evitar qualquer dúvida ou ansiedades que possam interferir na formação do vínculo com o adotado.

O terceiro módulo será nos dias 6 e 7 de maio, das 19h às 22h, no plenário do Tribunal do Júri do Fórum, localizado na esquina da rua da Paz com a 25 de Dezembro. O curso é gratuito e o certificado tem validade de até dois anos para quem completar todas as etapas. Mais informações, os telefones do Núcleo de Adoção são 3317-3551 ou 3317-3548.