Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para cobrar CPI do Consórcio Guaicurus, passageiros se mobilizam para manifestação

Usuários do transporte coletivo urbano da Capital usaram as redes sociais para protestar e se mobilizar para a manifestação na Câmara Municipal de Campo Grande, que deve acontecer nesta terça-feira (19). Eles querem pressionar os vereadores para a CPI do consórcio (Comissão Parlamentar de Inquérito). “A CPI pode quebrar o sigilo fiscal do consórcio, pode […]
Arquivo -
Marcos Ermínio
Marcos Ermínio

Usuários do transporte coletivo urbano da Capital usaram as redes sociais para protestar e se mobilizar para a manifestação na Câmara Municipal de , que deve acontecer nesta terça-feira (19). Eles querem pressionar os vereadores para a CPI do consórcio (Comissão Parlamentar de Inquérito).

“A CPI pode quebrar o sigilo fiscal do consórcio, pode conferir se realmente estão comprando combustível que eles alegam que estão comprando, que estão rodando, e se comprovarem, a gente consegue com a quebra do sigilo bancário, confirmar se eles realmente pagaram aquelas notas fiscais e verificar se o cálculo da tarifa está correto”, afirmou Rafael Palhano, organizador da manifestação.

Ainda conforme o organizador, outras pautas serão abordadas na manifestação, como o valor abusivo cobrado pelo transporte, a qualidade do serviço oferecido, os micro-ônibus e a agressão da Guarda Municipal contra as mulheres na sexta-feira (15).

“As mulheres só queriam ônibus, o campo-grandense está sofrendo nas mãos do consórcio. Outra questão, são os micro-ônibus, vão espremer as pessoas dentro desses veículos. O fato do veículo ser menor pode aumentar os casos de assédio contra as mulheres. Em horário de pico esses ônibus não podem circular. Até que ponto essa questão vale? É inviável”, aponta.

A manifestação deve acontecer às 9 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande, na Avenida Ricardo Brandão, 1600, Vila Manoel da Costa Lima.

Investigação

Após manifestação no Terminal Morenão em que mulheres foram agredidas pela Guarda Municipal, a Prefeitura comunicou que irá investigar a quebra de contrato do após atrasos de ônibus na sexta-feira (15), em Campo Grande. Mais cedo, o prefeito (PSD) informou que multaria a empresa pela demora.

Em nota, a prefeitura detalha que a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) apura se aconteceu descumprimento de contrato.

Agressão

A Guarda Municipal usou spray no Terminal Morenão, localizado na Avenida Costa e Silva em Campo Grande, para acabar com a manifestação de mulheres no local na sexta-feira (15). Elas reclamaram que, por ser feriado, o Consórcio Guaicurus não respeitou o horário da linha 070 e 072, atrasando-as para o trabalho.

Naquela manhã, o local foi fechado por cerca de 100 mulheres e homens por falta de ônibus que percorre a Avenida Eduardo Elias Zahran. Armados, guardas municipais jogaram spray em algumas pessoas para tentar dispersar os manifestantes e tentar furar o bloqueio com a viatura para liberar a passagem de ônibus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

ONU alerta para tortura em guerra entre Rússia e Ucrânia

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Com atuação discreta de Neymar, Santos e Fluminense não saem do zero

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assustam moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios

Mundo

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Alexandra Ocasio-Cortez pediu uma avaliação do impacto das tarifas nas relações entre os dois países

Polícia

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Vítima estava visitando propriedade rural e morreu em hospital da Capital

Esportes

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

Partida foi pela 22ª rodada do Brasileirão, última antes da pausa para a Data Fifa