O Rally  dos Sertões trouxe para Campo Grande carros de corrida e muita emoção para quem gosta das máquinas, mas também brincadeira, atenção e consultas para quem está longe do evento. O SAS (Saúde e Alegria no Sertão) acompanha as equipes na Capital de Mato Grosso do Sul com 28 médicos e atendimento até às 17h deste sábado (24) na Comunidade Tia Eva.

Não é só corrida: Rally banca óculos, maquiagem e médicos em comunidade da Capital
(Marcos Ermínio, Midiamax)

A equipe conta também com 8 dentistas e advogados para assistência jurídica. Para as crianças, brincadeiras, pintura de rosto e consultas com oftalmologistas. E quem precisar de óculos já sai do local com uma unidade. Tudo custeado pelo evento.

Para as mulheres, além de atendimento ginecológico, é feita maquiagem e manicure. Divina da Sila Oliveira, de 42 anos, é diarista e mora na comunidade há um ano. “Não tenho tempo para ir no posto, pegar encaminhamento e esperar vaga com especialista. Então uma oportunidade dessas no bairro a gente não pode perder”, diz.

Lucilene Martins, de 48 anos, é aposentada e mora há 24 anos no bairro. “É muito raro aparecer uma assistência dessa por aqui. Vai ser um dia bem legal para as crianças, para todo mundo”, comemorou.

Coordenadora da equipe médica, Adriana Mallet explica que muito além do atendimento médico, o objetivo é levar diversão para a comunidade. “É fazer com que a ida ao médico não seja uma coisa chata. Temos dermatologistas que, em caso de dúvida, encaminham as coletas para o Hospital do Câncer de Barretos e para a USP para um diagnóstico. Quando o caso é mais urgente, já fazemos o encaminhamento para a Secretaria de Saúde”, disse.

As atividades acontecem durante todo o dia e, ao final, terá uma sessão de cinema para a comunidade. O serviço ficará disponível na Rua do Seminário, esquina com a Rua Eva Maria de Jesus.