O Jornal Midiamax recebeu durante essa semana, diversas ligações anônimas de leitores, possivelmente APES (Auxiliares Educacionais Especializados), informando que estão sendo dispensados, outros que estão trabalhando sem contrato e que não tiveram pagamentos realizados neste mês.

Em decorrência desta situação e buscando respostas concretas sobre o assunto, entramos em contato com a (Secretaria Municipal de Educação). De acordo com a assessoria, ainda está sendo feito o cadastramento desses profissionais e conforme os processos são concluídos os pagamentos são realizados.

“A Secretaria de Educação tem um período para cadastramento ao qual tem que ser realizado antes do dia 12 de cada mês. Estes auxiliares começaram a trabalhar no dia 16 nas Emeis (Escola Municipal de Educação Infantil) e dia 22 nas Escolas. Por isso, não houve tempo hábil para encerrar os cadastros”, afirmou a assessoria do local.

O presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Nobre, informou que não houve denúncias sobre esse assunto, porém orienta que os filiados que se sentirem prejudicados devem procurar o setor jurídico da ACP.

Lucílio explicou, ainda, que esse transtorno com o pagamento dos funcionários decorreu pela mudança no período do recesso escolar. “As férias que geralmente acontecem do dia 15 ao dia 31 de julho, esse ano foi o inverso e começou na primeira quinzena do mês e isso deu uma atrapalhada nos cadastramentos. Quando reiniciaram as aulas no dia 16, acabou não dando tempo de inserir no sistema”.

O presidente diz que folha complementar foi sugerida para corrigir esse problema, porém o Estado respondeu que não haverá esse método, então quem entrou a partir dessa data vai receber só em setembro. “Já o município ainda estamos esperando o retorno para saber se essa possibilidade será viável”, ressalta Lucílio.