Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Moradores fecham trânsito na BR-163 em protesto contra cortes de energia

Aproximadamente 500 moradores de uma ocupação no Jardim Centro-Oeste fecharam o trânsito na BR-163, saída para São Paulo, em Campo Grande. O protesto é contra os cortes de energia realizados na manhã desta quinta-feira (11). No local há aproximadamente 6 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos da via, segundoa PRF (Polícia Rodoviária Federal) No local […]
Arquivo -

Aproximadamente 500 moradores de uma ocupação no Jardim Centro-Oeste fecharam o trânsito na BR-163, saída para , em . O protesto é contra os cortes de energia realizados na manhã desta quinta-feira (11). No local há aproximadamente 6 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos da via, segundoa PRF (Polícia Rodoviária Federal)

No local além dos manifestantes e da PRF, estão no local a PM (Polícia Militar) e o Corpo de Bombeiros. E representantes da Defensoria Pública estariam a caminho.

VÍDEO: Moradores fecham trânsito na BR-163 em protesto contra cortes de energia
Foto: Cleber Rabelo

A PRF se reuniu com os moradores e pediu para que houvesse a liberação das pistas por 30 minutos, mas eles não aceitaram o pedido. “Não queremos nada de graça. Queremos pagar conta, mas a Energisa tem que vir aqui e falar que vão ligar nossa energia”, disseram ao Jornal Midiamax.

Além da empresa Energisa, os moradores pedem que o prefeito da Capital também compareça ao local. “Só vamos sair daqui se vier um representante da Prefeitura e da Energisa. Vieram pela manhã, sem aviso, cortaram nossa energia, mesmo tendo criança, idoso. Precisando de luz pro equipamento de insulina, nós queremos que regularizem nossa situação. Não é justo fazer isso, não somos cachorros”, disse a manicure,  Marluce Guerreiro de Almeida, 44 anos.

Para o cabeleireiro Wellington Barboza, 40 anos, o fato de ser uma ocupação não justifica não ter um padrão de energia, já que em outros locais de moradia irregulares tem. “Queremos um padrão, a gente não quer nada de graça, a gente quer pagar a conta. No Samambaia tem ordem de despejo, mas eles tem água e luz, tudo regularizado”.

No momento os dois sentidos da via estão parados, e não há previsão de liberação do trânsito.

Veja o vídeo.

Cortes de energia

Na manhã desta quinta, aproximadamente 1,3 mil moradores da ocupação tiveram a energia elétrica cortada. Segundo as informações, eles tinham ‘gatos’ de energia em suas residências.

Além das equipes da Energisa, duas viaturas do Batalhão de Choque fizeram um trabalho preventivo e acompanharam a operação. Os moradores reclamam da dificuldade de viver sem energia elétrica e afirmam que sempre pediram por ligações regulares, mas que precisariam de uma autorização da Prefeitura de Campo Grande, considerando que a área é uma ocupação.

“Ninguém recusa pagar a energia, já procuramos Energisa para tentar ligação, mas não teve autorização da prefeitura”, diz a desempregada Alexandra de Lima Coelho, 35 anos. Segundo a moradora, muitas famílias têm crianças, mulheres grávidas e até um idoso que precisa de um respirador, portanto a comunidade não pode ficar sem energia.

Uma das líderes da comunidade, a dona de casa Elizângela Madalena Prudência, de 40 anos, afirma que a operação pegou a comunidade de surpresa. Ela ressalta que é preciso regularizar a área para que a ligação de energia seja feita. Segundo ela, a favela conta com 2,4 mil famílias.

* Matéria editada às 15h14 para acréscimo de informações.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Últimas Notícias

Polícia

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Autor foi até à casa e perseguiu a vítima; o corte foi de 7 cm de profundida

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais