Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores de cidade atingida por tempestade se organizam para limpar e reconstruir

Após tempestade que atingiu o município de Ribas do Rio Pardo, que fica a cerca de 97 km da Capital, na tarde da última quinta-feira (17), moradores amanheceram nesta sexta (18) tentando colocar a cidade no lugar. O desastre pegou todos de surpresa, ninguém estava esperando por um fenômeno tão intenso, que causou destelhamentos, alagamentos […]
Arquivo -

Após tempestade que atingiu o município de , que fica a cerca de 97 km da Capital, na tarde da última quinta-feira (17), moradores amanheceram nesta sexta (18) tentando colocar a cidade no lugar. O desastre pegou todos de surpresa, ninguém estava esperando por um fenômeno tão intenso, que causou destelhamentos, alagamentos e quedas de árvore. Pela manhã, residentes da pequena cidade limpam suas propriedades para buscar um recomeço.

A parte alta da cidade foi a mais afetada com a forte e vento. Cerca de 14 famílias precisaram ser realojadas e muitos locais tiveram grandes danos materiais.

O cirurgião dentista Caíque Mestre tem um consultório na principal avenida da cidade e contou a equipe do Jornal Midiamax que tudo aconteceu muito rápido e pegou todos de surpresa, não deu tempo nem de fechar as portas da clínica.

Moradores de cidade atingida por tempestade se organizam para limpar e reconstruir
Caíque conta os prejuízos que teve em seu consultório odontológico (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

“Tive um prejuízo muito grande de aproximadamente R$ 10 mil. Hoje pela manhã cancelamos todas as consultas que estavam marcadas porque o consultório ficou alagado. O fenômeno foi tão surpreendente e forte que um colega passou mal e tivemos que levá-lo ao durante a tempestade”, conta.

Ele ainda contou que um dia antes do temporal, uma equipe de trabalhadores estava refazendo a fachada do consultório, mas com a tempestade tudo se perdeu.

A comerciante Cleide da Silva Brito também ficou impressionada com o que aconteceu. “Foi muito feio e assustador, não deu tempo nem de recolher a placa que sinaliza meu comércio ali na rua, ela foi embora lá pra baixo. Meu estabelecimento ficou completamente alagado, mas não tive tantos prejuízos aqui”.

Chegando em sua residência, Cleide teve uma grande surpresa. “Quando cheguei em casa não tinha mais telhado na parte da frente, na hora fiquei apavorada, mas meu marido já está consertando”, diz.

Situação de emergência

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, Paulo Turuca, estava em durante a tempestade. Ele informou que até então não havia registro de uma chuva tão violenta. “Eram ventos de pelo menos 130 km/h, uma chuva que durou de 20 a 30 minutos, mas pegou todos de surpresa”.

Conforme informado pelo meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp, foram 35,2 mm de chuva em 19 minutos e os ventos chegaram aos 131,04 Km/h, sendo mais forte do ano registrado no Estado até o momento. Além disso foi registrada a queda de 193 raios em apenas 25 minutos de chuva, e em meia hora a umidade relativa do ar subiu para 98% na cidade.

O chefe do executivo retornou à cidade ainda na quinta-feira (17) e na manhã desta sexta-feira (18) se reuniu com os secretários e a coordenadoria de do município onde discutiram ações de melhorias. “Fizemos a reunião e estamos fazendo um levantamento do estrago, a prioridade é prestar apoio às famílias que ficaram desalojadas. Preliminarmente estamos trabalhando em média com 50 moradias que tiveram danos graves”, informou o prefeito.

O chefe da Defesa Civil de Ribas, Eraldo Loures, explicou que o jurídico já está preparando um decreto de situação de emergência para que o prefeito assine. “Nossas equipes continuarão a levantar dados para ver o que vai ser preciso fazer e também já estamos trabalhando com uma nova possibilidade de tempestade no final de semana, recebemos um alerta e parece que no domingo haverá outro temporal”, conclui.

Imagens após a tempestade:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tiago Batizoco deixa o comando do Comercial após primeira derrota na Série B do Estadual

Em situação de risco, tamanduá-mirim é resgatado pela PMA em área urbana

vagas comarca de dourados

TJMS abre seleção para estágio em Direito na Comarca de Dourados

Polícia de SP prende mais um suspeito do assassinato de ex-delegado

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Indicado de político some e ‘enrola’ ação por corrupção no Detran-MS

Justiça nega pedido de Juliano Ferro para liberar caminhonete comprada de acusado por tráfico

Músico que matou Vanessa vira réu por perseguição e mais dois crimes contra jornalista

São 66 vagas destinadas a brasileiros natos

Marinha abre processo seletivo com 42 vagas para oficial superior temporário com salário de R$ 15 mil

Últimas Notícias

Polícia

Governo de MS intensifica combate à venda de bebidas com metanol

Em Campo Grande, fiscalização mobilizou forças de segurança e órgãos de fiscalização

Transparência

MP é a favor de afrouxar medidas contra delator de corrupção em Sidrolândia

Milton Matheus deu detalhes de esquema chefiado por Claudinho Serra (PSDB)

Política

Com Nelsinho e Tereza, Comissão avalia regras para registro de terras em fronteiras

Relatora na Comissão, Tereza Cristina diz que ‘unificação vai facilitar’ o processo

MidiaMAIS

Dinossauro em praça e onça na Afonso Pena: casos de onças em Campo Grande viram memes nas redes

Confira os memes que os campo-grandenses fizeram com a situação