A poeira no espaço da pista de largada do tem incomodado os moradores próximos à avenida Presidente Vargas, em . Na última sexta-feira (16), moradores e comerciantes foram até o local reclamar, mas após uma discussão, um idoso chegou a ter ataque cardíaco.

O dono de uma borracharia da região, Edinaldo Soares, conta que foi até o local do evento por volta das 14 horas da sexta-feira (16), já incomodado com a poeira levantada por um carro, que fazia testes para o Rally dos Sertões. Edinaldo conta que ele e mais um morador, Adolfo Martins, disseram aos organizadores que o evento deveria ser realizado em um local melhor e que deveriam ter consultado os moradores antes.

Logo em seguida, mais duas pessoas chegaram, também para reclamar. Edinaldo explica que um dos responsáveis foi estúpido ao conversar com os moradores e teria dito que tudo iria piorar no dia do evento, já que aquilo era apenas um teste. “Fomos maltratados, fomos reivindicar nossos direitos. Ele achou ruim, quase teve briga”, conta.

discussão rally dos sertões
Adolfo e o cunhado foram fazer uma reclamação, quando o idoso passou mal. (Foto: Henrique Arakaki)

No momento da discussão, o morador Adolfo estava com o cunhado, Antônio Almeida, de 69 anos. O idoso ficou nervoso e passou mal. Antônio teve duas paradas cardíacas e está em coma desde então. Na hora, o idoso foi atendido por médicos da Base Aérea, até a chegada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), segundo testemunhas. Antônio está internado no Hospital do Coração.

O Jornal Midiamax procurou a organização do Rally dos Sertões. O diretor de produção, André Malfati, afirmou que a Prefeitura fornece quatro caminhões pipa por dia, para molhar o solo e impedir que os veículos levantem tanta poeira. Além disso, a organização do evento começou a gradear a área, para tentar evitar que a poeira chegue até os moradores. “A gente entende que é um transtorno, mas o evento precisa acontecer”.

Andre Malfati diretor produção
Diretor de produção diz que apesar de transtorno, evento precisa acontecer. (Foto: Henrique Arakaki)

A pista de largada dos Sertões está localizada em frente à Praça do Papa, na Vila Sobrinho. De acordo com o roteiro divulgado no site oficial do evento, a primeira etapa do Rally dos Sertões acontece no domingo (25), em Campo Grande, e a prova termina na 8ª etapa, no dia 1º de setembro, em Aquiraz (CE).