Quatro cidades de estão entre os 319 municípios do país a serem credenciados para receber apoio financeiro do Ministério da Saúde para a contratação de novos gerentes dos serviços de saúde da Atenção primária. Ao todo serão 48 profissionais distribuídos em Coxim, e .

De acordo com o Ministério da Saúde, serão 1.084 gerentes contratados em todo o país e, ainda este ano, será transferido o valor de R$ 1,5 milhão aos municípios, chegando a R$ 18,5 milhões a partir de 2020.

Em Mato Grosso do Sul os profissionais serão 26 gerentes em Dourados, 16 em Três Lagoas, 4 em Coxim e 2 em Iguatemi. A portaria que autoriza o custeio foi publicada no Diário Oficial da União, a partir da página 177.

Vale destacar que a função do gerente de Atenção Primária é se dedicar, exclusivamente, à administração e planejamento do dia a dia das unidades de saúde, garantindo a gestão e organização de todo o processo de trabalho das equipes na USF (Unidades de Saúde da Família), otimizando os fluxos de atendimento ao cidadão.

Também cabe à gerência a coordenação das ações e a integração da unidade em que atua com outros serviços da rede de saúde local, como UPAs 24h (Unidades de Pronto-Atendimento) e a rede hospitalar.