Uma menina de seis anos está em estado grave após ter sido picada por um no Bairro Campo Nobre nesta terça-feira (24) em . Segundo informações, a criança brincava próximo de casa, quando foi picada.

De início, ela foi levada ao (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário e depois transferida ao . Segundo o médico Sandro Benites, coordenador do Civitox ( Integrado de Vigilância Toxicológica), ela está inconsciente, com insuficiência cardíaca congestiva e edema pulmonar.

Ela encontra-se em coma induzido na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), neste momento. Foram utilizadas oito ampolas de soro antiescorpiônico e drogas vasoativas para manter o coração ativo. Ainda segundo o quadro clínico, as próximas 24h e 48h determinarão o prognóstico.

Orientações da

Nesta época de calor, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) dá dicas para a prevenção contra os escorpiões. A primeira delas é a de deixar fechados os ralos de banheiro, pias e tanques, locais por onde os bichos podem surgir.

Em seguida, a dica é manter a casa sempre limpa, sem entulhos e outras sujeiras, já que isso atrai baratas. E são as baratas as principais refeições dos aracnídeos. A terceira dica é a de manter sua residência, quintal e até calçada livres das baratas e outros insetos, que podem ser combatidos com dedetização simples.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Capital também alerta que a população deve tomar muito cuidado na hora de realizar a eliminação do aracnídeo. O escorpião deve ser abatido sem o uso de inseticidas, uma vez que as substâncias podem deixá-lo ainda mais irritado e ativo, causando ainda mais riscos a quem esteja por perto.