Pular para o conteúdo
Cotidiano

MEC cria banco de dados nacional dos estudantes para desburocratizar emissão da ID Estudantil

O MEC (Ministério da Educação) lançou nesta semana o SEB (Sistema Educacional Brasileiro). A iniciativa cria um banco de dados nacional dos estudantes em que as informações poderão subsidiar a emissão da ID Estudantil, a carteirinha digital ou física gratuita. A criação do sistema foi formalizada por meio da portaria publicada na edição da última […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação MEC)
(Foto: Divulgação MEC)

O MEC (Ministério da Educação) lançou nesta semana o SEB (Sistema Educacional Brasileiro). A iniciativa cria um banco de dados nacional dos estudantes em que as informações poderão subsidiar a emissão da ID Estudantil, a carteirinha digital ou física gratuita.

A criação do sistema foi formalizada por meio da portaria publicada na edição da última segunda-feira (21) do Diário Oficial da União. É um cadastro preenchido e atualizado por instituições de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e de educação superior, federais, estaduais e municipais, públicas e privadas.

O SEB reúne dados do corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino, matrícula, frequência e histórico escolar do estudante. Os dados podem ser compartilhados com órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e com outras entidades, para formulação, implementação, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas.

Os serviços oferecidos a partir do SEB beneficiarão tanto as instituições quanto os estudantes. A primeira iniciativa é a Identidade Estudantil (ID Estudantil), gratuita, digital e destinada aos estudantes da educação básica, tecnológica e superior. A emissão da ID é feita digitalmente, por meio de aplicativo de celular. Em breve, novos serviços serão viabilizados por meio do SEB.

Próximo passo

As instituições de ensino da educação básica, profissional e tecnológica e superior precisam indicar um representante para abastecer o sistema. Eles prestarão as seguintes informações: dados pessoais do corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino; matrícula e a frequência do aluno; histórico escolar do estudante; e outras informações relacionadas com a formulação, a implementação, a execução, a avaliação e o monitoramento de políticas públicas.

O MEC será o gestor dos dados e o (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o custodiante.

A ID Estudantil deverá conter nome completo, foto recente, número do CPF, data de nascimento do aluno, nível e modalidade de educação e ensino, além do prazo de validade – este, para as carteiras físicas.

As carteiras digitais, que serão disponibilizadas em lojas virtuais pelo celular, e as físicas, nas agências da Econômica Federal, vão valer enquanto o estudante tiver vínculo com a instituição de ensino. As de outras entidades serão válidas até 31 de março do ano seguinte.

A portaria também cria dois manuais operacionais: um do Sistema Educacional Brasileiro e outro da ID Estudantil. Ambos terão portais na com todas as informações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Últimas Notícias

Polícia

Confusão entre vizinhos termina em agressão com pedrada na cabeça em Dourados

Polícia foi acionada e todos foram levados para a delegacia

Cotidiano

Declínio nas temperaturas: sábado será ‘gelado’ em boa parte de Mato Grosso do Sul

Segundo o Cemtec, uma massa de ar frio provocará o declínio acentuado nas temperaturas

Sérgio Cruz - O dia na história

1881 – Descoberta jazida de ferro em Corumbá

Liberadas, em 19 de julho de 1881, análises químicas de uma jazida nas proximidades de Corumbá

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio