Neste primeiro ano de funcionamento da Digital em houve um movimento de R$ 2.798.668,00 ao empreendedorismo. Em vigor desde novembro de 2018, a ferramenta de atendimento digital, trouxe mais agilidade aos serviços oferecidos aos empresários do estado modernizando e ampliando a segurança nos processos de abertura, fechamento e alterações de empresas, além de facilitar o acesso para contadores e empresários.

Dados da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) apontam que no período de janeiro a novembro de 2019, foram constituídas 6.640 empresas no Estado, sendo 62% do segmento de serviços, 34% no comércio, e 4% de indústria.

Com a simplificação, desburocratização, e modernização dos serviços prestados aos micros, pequenos e médios empresários, Mato Grosso do Sul saiu na frente, e antecipou medidas previstas na Lei de Liberdade Econômica, em vigor desde setembro no país.

Conforme o titular da Semagro (Secretária de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul tem mais de 240 mil empresas, entre MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte. “Temos outras 174 mil optantes pelo Simples Nacional, com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, segundo a Receia Federal e o Sebrae. Entre os mais de 130 mil MEIs, há quase 14 mil que trabalham com comércio varejista, 10 mil cabeleireiros e manicures e mais de 7 mil aptos a atuar formalmente em obras de alvenaria”.

A simplificação dos processos através da Jucems Digital permitiu a redução do tempo médio para abertura de empresas de 36, para 17 dias. Os serviços ficam disponíveis 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Os serviços automatizam a abertura de novos empreendimentos, reduzem os custos para os empresários, pois evitam deslocamentos para atendimento físico, possui certificação digital, e possibilita o acompanhamento do fluxo de processos.