O RUF (Ranking Universitário Folha) divulgou nesta segunda-feira (7) a lista com a classificação das melhores universidades do país. Entre as universidades do estado, a (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) é a única entre as 50 melhores do Brasil. A universidade ‘subiu' oito colocações em comparação ao ano passado e está em 41° lugar no ranking de 2019.

Depois da UFMS, a segunda colocada entre as universidades de MS é a (Universidade Federal da Grande Dourados), em 76° lugar na lista nacional. A (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) está em 119ª colocação na classificação geral.

Entre as universidades privadas, a melhor colocada em MS é a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que está em 87° lugar no ranking geral. Depois, vem a Uniderp, que fica no 159° lugar.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o RUF é uma avaliação anual de todas as universidades ativas no Brasil e usa dados nacionais e internacionais, além de pesquisas do Datafolha com os critérios de pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização.

Com relação ao ensino, pesquisa, mercado e inovação, a UFMS tem a melhor avaliação entre as universidades do estado. A universidade federal só ‘perde' para a UCDB no quesito internacionalização, segundo o RUF. Com relação ao mercado, a universidade católica tem uma avaliação melhor do que a UFGD e só fica atrás da UFMS.

Confira o ranking completo