A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta quarta-feira (26) uma lei que autoriza comprar e instalar lousas digitais nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). A instalação dos novos recursos deve ocorrer aos poucos.
O projeto é de autoria do vereador William Maksoud (PMN), foi aprovado na Câmara e agora sancionado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD). Com a lei, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) pode adquirir e instalar as lousas digitais nas escolas e ainda deve promover cursos de capacitação para que todos os professores da rede municipal saibam usar o recurso.
Além disso, a Prefeitura fica autorizada a firmar convênios com o Governo Federal, Estadual ou entidades afins para cumprir a lei. A instalação será gradual, dentro da disponibilidade financeira do município. As despesas ficam por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
O projeto de lei foi aprovado na Câmara no fim de maio. Para Maksoud, as lousas deixam o ensino mais versátil e se adapta às necessidades das turmas. Ele ainda ressaltou que o uso do giz pode causar alergias e doenças respiratórias em alunos e professores.