Pular para o conteúdo
Cotidiano

Juiz anula etapa e manda reaplicar prova de digitação em concurso da Polícia Civil

Depois de inúmeras denúncias e reivindicações pedindo a anulação da prova de digitação do Concurso Público para a Polícia Civil, juiz decidiu nesta terça-feira (12) anular a fase. Os candidatos comemoraram o cancelamento da prova, que foi feita em setembro de 2018. Na sentença, o magistrado determina que a nova prova seja aplicada assim que […]
Arquivo -

Depois de inúmeras denúncias e reivindicações pedindo a anulação da prova de digitação do Concurso Público para a Polícia Civil, juiz decidiu nesta terça-feira (12) anular a fase. Os candidatos comemoraram o cancelamento da prova, que foi feita em setembro de 2018.

Na sentença, o magistrado determina que a nova prova seja aplicada assim que haja julgamento de um agravo que corre no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A decisão foi tomada pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de . Nos autos, ele relata que os candidatos deverão ser convocados novamente para que a etapa seja reaplicada.

O juiz ainda destaca na decisão que a prova pode ter tido vazamento de textos que podem ter beneficiado o desempenho de candidatos e que isso consequentemente ajudou o avaliado para que realizasse a etapa de digitação mais tranquilo. “A justiça foi feita”, comentou uma candidata ao Jornal Midiamax.

Vazamento e pedido de anulação

Após suspeitas na aplicação da prova, uma candidata acabou sendo desclassificada do concurso. Após o vazamento, o MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) propôs uma ação civil pública com pedido de urgência. Segundo a instituição, o vazamento do texto, por uma candidata, feriu o princípio de igualdade do concurso.

A prova de digitação corresponde à sexta fase do concurso da Polícia Civil e foi aplicada entre os dias 8 e 9 de setembro. Os candidatos foram divididos em grupos, que se sucediam a cada meia hora, mas o texto era o mesmo para os dois dias de prova.

Juiz anula etapa e manda reaplicar prova de digitação em concurso da Polícia Civil

Nos autos, o Ministério Público considera que o conteúdo do texto para avaliação foi idêntico para todos os grupos de candidatos e defende que o vazamento prejudicou a igualdade entre os concorrentes. “É inegável que o acesso prévio ao texto da avaliação, ainda que parcial, contribuiu para a incrementar o desempenho daqueles que tiveram contato com a folha de prova veiculada na rede social”, diz o documento.

Nas mensagens, os candidatos afirmam que o acesso prévio ao conteúdo do texto teria facilitado o desempenho durante a prova de digitação. “Top!” “Vou digitar o texto aqui”, “Mas eu fui bem pq já tinha o texto”; “Muito mais fácil do que quem fez primeiro”; são algumas das mensagens trocadas entre os candidatos no grupo da rede social.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

incêndio

VÍDEO: Incêndio em terreno abandonado preocupa moradores do Jardim Leblon

BR-163 em MS

BR-163 tem seis trechos interditados nesta quarta-feira em MS; confira

Inscrições para meia maratona entre Itaporã e Dourados terminam quinta-feira

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

visto

Procura por visto americano dispara em Campo Grande após anúncio de nova taxação de Trump

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no estado

Vagas são para enfermeiro, socorrista APH e motorista APH

Política

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Foram aprovados seis projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (16)

Cotidiano

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

A instituição teria recebido denúncias de pacientes, que foram abordados por golpistas pedindo dinheiro

Evento

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

Vagas são limitadas a 30 participantes