Pular para o conteúdo
Cotidiano

Juiz anula etapa e manda reaplicar prova de digitação em concurso da Polícia Civil

Depois de inúmeras denúncias e reivindicações pedindo a anulação da prova de digitação do Concurso Público para a Polícia Civil, juiz decidiu nesta terça-feira (12) anular a fase. Os candidatos comemoraram o cancelamento da prova, que foi feita em setembro de 2018. Na sentença, o magistrado determina que a nova prova seja aplicada assim que […]
Arquivo -

Depois de inúmeras denúncias e reivindicações pedindo a anulação da prova de digitação do Concurso Público para a Polícia Civil, juiz decidiu nesta terça-feira (12) anular a fase. Os candidatos comemoraram o cancelamento da prova, que foi feita em setembro de 2018.

Na sentença, o magistrado determina que a nova prova seja aplicada assim que haja julgamento de um agravo que corre no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A decisão foi tomada pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de . Nos autos, ele relata que os candidatos deverão ser convocados novamente para que a etapa seja reaplicada.

O juiz ainda destaca na decisão que a prova pode ter tido vazamento de textos que podem ter beneficiado o desempenho de candidatos e que isso consequentemente ajudou o avaliado para que realizasse a etapa de digitação mais tranquilo. “A justiça foi feita”, comentou uma candidata ao Jornal Midiamax.

Vazamento e pedido de anulação

Após suspeitas na aplicação da prova, uma candidata acabou sendo desclassificada do concurso. Após o vazamento, o MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) propôs uma ação civil pública com pedido de urgência. Segundo a instituição, o vazamento do texto, por uma candidata, feriu o princípio de igualdade do concurso.

A prova de digitação corresponde à sexta fase do concurso da Polícia Civil e foi aplicada entre os dias 8 e 9 de setembro. Os candidatos foram divididos em grupos, que se sucediam a cada meia hora, mas o texto era o mesmo para os dois dias de prova.

Juiz anula etapa e manda reaplicar prova de digitação em concurso da Polícia Civil

Nos autos, o Ministério Público considera que o conteúdo do texto para avaliação foi idêntico para todos os grupos de candidatos e defende que o vazamento prejudicou a igualdade entre os concorrentes. “É inegável que o acesso prévio ao texto da avaliação, ainda que parcial, contribuiu para a incrementar o desempenho daqueles que tiveram contato com a folha de prova veiculada na rede social”, diz o documento.

Nas mensagens, os candidatos afirmam que o acesso prévio ao conteúdo do texto teria facilitado o desempenho durante a prova de digitação. “Top!” “Vou digitar o texto aqui”, “Mas eu fui bem pq já tinha o texto”; “Muito mais fácil do que quem fez primeiro”; são algumas das mensagens trocadas entre os candidatos no grupo da rede social.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comerciantes reclamam de cheiro ‘insuportável’ de lixo jogado em terreno baldio no Iracy Coelho

TCE-MS reprova contas de ex-prefeito de Bela Vista por descumprir metas fiscais

Casa Branca rebate Lula: Trump não quer ser ‘imperador do mundo’, mas ‘presidente forte’

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Juiz nega exclusão do vídeo de ‘chá revelação’ em que mulher denuncia traição do marido

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Motorista fez conversão a esquerda, quando a moto, na faixa de ônibus, atingiu a traseira do veículo

Mundo

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Não há registro de feridos

Polícia

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

O pneu de um dos carros chegou a estourar devido ao impacto da batida

Economia

Dólar fecha em baixa de 0,26%, a R$ 5,5472, com ajustes e alta do petróleo

O reestabelecimento do aumento do IOF não influenciou a queda da moeda norte-americana