Está disponibilizado, a partir de hoje (16), o hotsite TJMS Sustentável  (https://www.tjms.jus.br/tjmssustentavel/), com o objetivo de comunicar ao público interno e sociedade em geral o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, bem como os relatórios de desempenho, projetos, indicadores ambientais, notícias, dentre outros assuntos relacionados à Política Socioambiental Institucional.

De acordo com a gestora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça de MS, Tatiana Barbosa Rodrigues, “ao prezarmos pelos direcionadores institucionais (missão, visão e valores) ofertamos para a coletividade a entrega sistematizada daquilo que efetivamente o PJMS tem proposto e executado no que tange aos valores de transparência e responsabilidade social e ambiental”.

Atualmente, temas como meio ambiente e sustentabilidade constam definitivamente como preocupação – e ocupação – de toda a sociedade, no Brasil e no mundo. Em todos os lugares (nas casas, nas escolas, nas ruas, nos locais de trabalho), um número crescente de pessoas procura conhecer mais sobre isso e se esforça por implementar novos comportamentos que respeitem e contribuam para a preservação da natureza e a melhoria da qualidade de vida, própria e de outrem. É nesse sentido que o Núcleo Socioambiental trabalha e no hotsite TJMS Sustentável será possível acompanhar as ações.

PLS – Recentemente foi iniciada a elaboração de um novo Plano de Logística Sustentável (PLS). O presidente do TJ, Des. Paschoal Carmello Leandro, em agosto de 2019, autorizou o Núcleo Socioambiental a dar início a elaboração do plano. A atualização se dará por meio de uma Comissão Gestora do PLS em parceria com todas as unidades do Poder Judiciário de MS.

O plano visa promover a responsabilidade socioambiental e inserir critérios de sustentabilidade nas atividades da administração pública. A inserção desses critérios envolve mudanças nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo Judiciário, até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados, além da promoção da melhoria na qualidade de vida do ambiente de trabalho.

Comissão Gestora do PLS – A Portaria nº 1429, de 18 de fevereiro de 2019, designou o juiz auxiliar da Presidência, Alexandre Branco Pucci; o diretor-geral da Secretaria do Tribunal de Justiça, Marcelo Vendas Righetti; a diretora executiva da Presidência Erika Arevalo da Rosa; a gestora do Núcleo Socioambiental, Tatiana Barbosa Rodrigues; o diretor da Secretaria de Obras, Daniel Felipe Hendges; a diretora da Secretaria de Bens e Serviços, Larissa de Almeida Fagundes; o diretor da Assessoria de Planejamento, Newton Cesco Junior; o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Altair Junior Ancelmo Soares; e o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoal, Raphael Vicente Bilinski, como membros da Comissão Gestora do novo PLS.

Histórico – A primeira versão do hotsite era o Portal da Ecogestão, que foi lançado em junho de 2010, em atendimento a Portaria nº 192/09. Para a época, fazia parte de um projeto ousado a ser colocado em prática pelo Poder Judiciário de MS, mas desde então, com pequenas ações, o Poder Judiciário de MS busca despertar a consciência à necessidade de cuidar do planeta.