Pular para o conteúdo
Cotidiano

IPVA, DPVAT e licenciamento 2019: tire as dúvidas para evitar atrasos e multas

IPVA, DPVAT e licenciamento. Quem tem um veículo automotor precisa ficar atento às datas de pagamento. A cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já começou. O pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo do veículo. Já o seguro obrigatório, o DPVAT, teve mudança no ano passado. Agora, os […]
Arquivo -

IPVA, DPVAT e licenciamento. Quem tem um veículo automotor precisa ficar atento às datas de pagamento. A cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já começou. O pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo do veículo. Já o seguro obrigatório, o DPVAT, teve mudança no ano passado. Agora, os proprietários devem entrar no site da seguradora para emitir o boleto de pagamento.

IPVA – De competência da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) é anual e o valor arrecadado, observado os percentuais previstos em lei, é rateado entre o Estado e o Município onde o veículo foi licenciado e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Existem duas opções de pagamento para o IPVA de 2019 em Mato Grosso do Sul: em parcela única, até 31 de janeiro de 2019, com 15% de desconto no valor apurado; e em até cinco parcelas, sem desconto.

De acordo com a legislação estadual, proprietários podem ter direito a desconto, imunidade, isenção e ainda redução do valor a ser pago ao fisco. Para saber se o veículo se enquadra em uma das categorias, basta conferir no site do governo do Estado.

DPVAT – O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) é administrado pela Seguradora Líder – designada pelo Governo Federal.

O seguro foi criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o País. Do valor pago pelos proprietários, 50% são destinados, diretamente pela rede bancária, ao Ministério da Saúde (45%) e ao Departamento Nacional de Trânsito (5%). A outra parte (50%) é direcionada à Seguradora para o pagamento das indenizações das vítimas. O DPVAT, terá redução média de 63,3% em 2019

A guia de recolhimento deve ser retirada no site. As taxas variam dependendo de cada tipo de veículo.

IPVA, DPVAT e licenciamento 2019: tire as dúvidas para evitar atrasos e multas

Licenciamento – A cobrança do Licenciamento Anual de Veículo ocorre a partir do mês de abril de 2019.

O licenciamento é basicamente uma autorização para que seu veículo possa continuar a trafegar pelas ruas e estradas livremente. É um documento de porte obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado, sob pena de multa e perda de pontos na carteira, caso não esteja portando o documento ou esteja com o licenciamento atrasado.

A data de vencimento varia de acordo com o dígito final da placa do veículo e pode ser consultada no site www.detran.ms.gov.br. O valor arrecadado é investido em campanhas educativas e infraestrutura.

O licenciamento pode ser pago em qualquer Agência do Detran ou na rede bancária credenciada: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Casas Lotéricas e Banco Postal dos Correios e Rede Pague Fácil.

IPVA, DPVAT e licenciamento 2019: tire as dúvidas para evitar atrasos e multas

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aos 2 anos, Davi possui hipertrofia adenoideana e mãe abre Vakinha para cirurgia

câmara bancada ambiental

Motta pode pautar anistia com urgência na Câmara e bancada de MS reage; confira

PL oficializa Eduardo Bolsonaro como líder da Minoria na Câmara

Moraes autoriza psiquiatra para Roberto Jefferson, em prisão domiciliar

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

dolar

Dólar emenda 5º pregão de queda e fecha abaixo de R$ 5,30 na véspera da Super Quarta

Últimas Notícias

Cotidiano

Professores da Reme se reúnem em assembleia para avaliar proposta do novo piso salarial

Presidente da Associação desmentiu boatos de que a Prefeitura teria proposto a redução do salário de professores temporários

Transparência

Justiça condena ex-prefeito por fazer papel de ‘salvador do povo’ com dinheiro público

Álvaro Urt foi cassado em 2020, chegou a ser eleito novamente em 2024, mas foi cassado novamente do cargo

Trânsito

Estudante arrastada por ônibus recebe alta médica em Campo Grande

Em conversa com amiga, adolescente diz que a mochila dela ficou presa no banco e quando foi descer prendeu o pé na porta do ônibus

Cotidiano

Passageira nega agressão a estudante em briga por assento em ônibus e relata confusões anteriores com jovem

Passageira se manifestou e afirmou que tudo não passa de inverdades