Cotidiano

Instável, sistema de UBSF impede moradores de fazer carteirinha do SUS em bairro

Com problemas para confeccionar um novo cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou até mesmo renovar o prontuário, moradores do Jardim São Conrado estão precisando recorrer às outras unidades dos bairros mais próximos. Isso porque o sistema usado pelos funcionários da UBSF está fora do ar e prazo para que volte ao normal é […]

Mariane Chianezi Publicado em 05/02/2019, às 14h25 - Atualizado às 14h36

Foto: Google Street View
Foto: Google Street View - Foto: Google Street View

Com problemas para confeccionar um novo cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou até mesmo renovar o prontuário, moradores do Jardim São Conrado estão precisando recorrer às outras unidades dos bairros mais próximos. Isso porque o sistema usado pelos funcionários da UBSF está fora do ar e prazo para que volte ao normal é de 30 dias, informou a Sesau.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, disse ao Jornal Midiamax que há um mês não consegue fazer a renovação do seu cartão do SUS e, pelo horário disponível, enfrenta dificuldades para ir em uma unidade. “Eu fico pensando que, ainda bem que eu consegui fazer a carteirinha da minha mãe, que tem 86 anos, porque ela quem mais precisa para ir ao médico. Agora a minha está difícil”, contou a reportagem.

Segundo ela, em dezembro de 2018, ela ia na unidade pela manhã, mas sempre era informada de que apenas em um dia da semana seria possível fazer a confecção do cartão. “Era em dia de segunda-feira, das 7h às 10h. Um absurdo. Ia aquele monte de gente para fazer a carteirinha e quando dava o horário (10h) a mulher falava que não ia mais fazer de ninguém e mandava a gente voltar na outra semana”, contou.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), afirmou que realmente as carteirinhas do SUS não estão sendo feitas temporariamente, pois o sistema está impossibilitado de inserir os dados dos moradores. O prazo para que volte o atendimento normal é de 30 dias.

“Os pacientes que necessitam fazer o cartão estão sendo direcionados para a UBS Buriti, não havendo prejuízos”, relatou assessoria de imprensa, que complementou dizendo que, quando sistema voltar a funcionar, o horário de atendimento para a confecção do cartão será de segunda a sexta-feira e não em apenas um dia da semana.

Ainda de acordo com a Sesau, apenas a UBSF do Jardim São Conrado está passando por esse problema de instabilidade no sistema. Não há registros de problemas em outras unidades.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Jornal Midiamax