Pular para o conteúdo
Cotidiano

Instável, sistema de UBSF impede moradores de fazer carteirinha do SUS em bairro

Com problemas para confeccionar um novo cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou até mesmo renovar o prontuário, moradores do Jardim São Conrado estão precisando recorrer às outras unidades dos bairros mais próximos. Isso porque o sistema usado pelos funcionários da UBSF está fora do ar e prazo para que volte ao normal é […]
Arquivo -

Com problemas para confeccionar um novo cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou até mesmo renovar o prontuário, moradores do São Conrado estão precisando recorrer às outras unidades dos bairros mais próximos. Isso porque o sistema usado pelos funcionários da UBSF está fora do ar e prazo para que volte ao normal é de 30 dias, informou a Sesau.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, disse ao Jornal Midiamax que há um mês não consegue fazer a renovação do seu cartão do SUS e, pelo horário disponível, enfrenta dificuldades para ir em uma unidade. “Eu fico pensando que, ainda bem que eu consegui fazer a carteirinha da minha mãe, que tem 86 anos, porque ela quem mais precisa para ir ao médico. Agora a minha está difícil”, contou a reportagem.

Segundo ela, em dezembro de 2018, ela ia na unidade pela manhã, mas sempre era informada de que apenas em um dia da semana seria possível fazer a confecção do cartão. “Era em dia de segunda-feira, das 7h às 10h. Um absurdo. Ia aquele monte de gente para fazer a carteirinha e quando dava o horário (10h) a mulher falava que não ia mais fazer de ninguém e mandava a gente voltar na outra semana”, contou.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), afirmou que realmente as carteirinhas do SUS não estão sendo feitas temporariamente, pois o sistema está impossibilitado de inserir os dados dos moradores. O prazo para que volte o atendimento normal é de 30 dias.

“Os pacientes que necessitam fazer o cartão estão sendo direcionados para a UBS Buriti, não havendo prejuízos”, relatou assessoria de imprensa, que complementou dizendo que, quando sistema voltar a funcionar, o horário de atendimento para a confecção do cartão será de segunda a sexta-feira e não em apenas um dia da semana.

Ainda de acordo com a Sesau, apenas a UBSF do Jardim São Conrado está passando por esse problema de instabilidade no sistema. Não há registros de problemas em outras unidades.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Israel admite ‘erro técnico’ ao atacar ponto que distribuía água

Motorista perde controle, bate em guard rail e tomba carro em Campo Grande 

Funsat

Funsat anuncia 1,9 mil vagas de emprego nesta segunda-feira

Escala médica: confira o número de profissionais disponíveis em unidades de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Dona Ruth declara ‘guerra’ contra Murilo Huff por guarda do neto: ‘Ele que pediu’

Últimas Notícias

Brasil

Barroso responde a ataques de Trump: ‘no Brasil de hoje, não se persegue ninguém’

Presidente do STF divulgou carta em resposta à tarifaço de Trump

Trânsito

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta e morre na BR-163

Motorista da carreta ficou em choque

Polícia

Motorista usa ônibus do Consórcio para levar adolescente para casa e manter relações sexuais com menina

Pais da adolescente registraram boletim de ocorrência

Polícia

Foragido da Justiça invade casa, se esconde debaixo de carro e morre em Três Lagoas

Vítima estava desorientada, segundo testemunhas