Depois que um incêndio de grande proporção quase atingiu a área urbana de , a 260 km da Capital, a cidade amanheceu em cinzas. O fogo atingiu a mata próxima à cidade neste domingo (15) e levou cerca de 18 horas para ser controlado. Há indícios que o possa ter sido um ato criminoso.

Conforme informações da , o fogo atingiu 200 hectares da área rural e ainda não há uma posição oficial, mas indícios apontam que o incêndio tenha sido criminoso, já que havia focos em diferentes pontos.

“Alguns desses focos ocorreram em locais específicos indicando que foram causados para ganhar grandes proporções de acordo com a direção do vento”, informou ao Jornal Midiamax. Nesta segunda-feira (16), a PMA (Polícia Militar Ambiental) foi até um dos locais de incêndio para coletar informações para relatório.

Nas imagens, é possível ver que o fogo chegou próximo à área urbana, mas a Defesa Civil ressalta que apenas a zona rural foi atingida e, portanto, não há desalojados. “Não houve queima de residências habitadas e nem desabitadas. Os focos de incêndio atingiram vegetação e cercas de propriedade rurais, o fogo não atingiu a zona urbana de Bodoquena”.

Na manhã seguinte ao incêndio, fotos mostram uma grande área onde só sobraram as cinzas. Sem na cidade, o combate às chamas foi feito por servidores da Prefeitura, pela iniciativa privada e por colaboradores das fazendas.

Após o incêndio, o Corpo de Bombeiros de Aquidauana, cidade vizinha a Bodoquena, ganhou reforço. O capitão Vinícius Gonçalves, informou ao Midiamax que os Bombeiros ganharam duas equipes extras, que devem auxiliar no combate em caso de novo incêndio em Bodoquena.

“Lá em Bodoquena não tem Corpo de Bombeiros, fica a 110 km de Aquidauana. Quando entrou a solicitação sobre o incêndio na região urbana, a equipe de combate estava na [fazenda] Caiman, então a própria prefeitura de lá que controlou. Agora foi resolvida a escala e temos duas equipes extras, deslocando para Bodoquena”.