Pular para o conteúdo
Cotidiano

Inclusão Radical: professores do município criam projeto para atender crianças com deficiência

Professores da Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho, em Campo Grande, mostraram que boas ideias podem transformar a vida dos alunos. Os professores Washington Pagane e Gilberto Gomes criaram o projeto ‘Inclusão Radical’, para que crianças com deficiência tenham acesso aos esportes radicais. A ideia já teve seus primeiros frutos e três alunos da […]
Arquivo -

Professores da Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho, em , mostraram que boas ideias podem transformar a vida dos alunos. Os professores Washington Pagane e Gilberto Gomes criaram o projeto ‘Inclusão Radical’, para que crianças com deficiência tenham acesso aos esportes radicais. A ideia já teve seus primeiros frutos e três alunos da escola fizeram uma trilha no Morro do Ernesto.

Washington é auxiliar pedagógico especializado na escola e conta que em conversas com o professor de esporte adaptado, Gilberto, surgiu a ideia de levar os alunos com deficiência para praticar esportes radicais. O professor Gilberto está a apenas 5 meses na escola pela Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura), mas a experiência de mais de quatro anos de trabalho com esportes para pessoas com deficiência tornou a ideia possível.

Segundo o professor Washington, a base nacional curricular prevê as práticas corporais não convencionais, possibilitando que os professores deixassem os esportes mais comuns um pouco de lado e pudessem promover atividades diferentes para a criançada, como o slackline, trilhas, tirolesa e rapel.

A primeira experiência foi com uma trilha, já que Gilberto é certificado em trilhas de aventura e é guia de uma empresa de turismo. “Os levamos ao morro do Ernesto. Um aluno autista, uma com deficiência intelectual e uma aluna com má formação de membros superiores e inferiores. Realizamos trilha de aventura, chegamos ao topo do morro em conjunto com outros professores voluntários”, conta.

Inclusão Radical: professores do município criam projeto para atender crianças com deficiência
Ana Lívia, de 7 anos, foi levada pelos professores nas partes mais difíceis da trilha. (Foto: Divulgação/Aurélio Vinícius)

A ajuda de cerca de 10 professores foi essencial, já que sem uma cadeira adaptada, Ana Lívia foi levada nos braços dos professores na parte mais difícil da subida ao morro. “Para a menina com dificuldade física, foi feita uma cadeirinha com os braços para que ela pudesse chegar lá. Alguns trechos ela fez sozinha, em outros a gente achou pesado, quando fazia a cadeirinha com dois professores”, conta.

Devido às dificuldades da primeira experiência, os docentes já planejam a fabricação de uma cadeira adaptada para a subida, com materiais doados pelos próprios professores da escola. Para Gilberto, o sorriso das crianças faz o esforço valer a pena. “Tirar o sorriso deles é o meu sonho como profissional, saber que estou ajudando no crescimento da criança”, celebra.

Inclusão Radical: professores do município criam projeto para atender crianças com deficiência
Na primeira experiência, o projeto levou três crianças para a trilha. (Foto: Divulgação/Aurélio Vinícius)

Para o professor Washington, a prática dos esportes radicais traz a satisfação de cumprir um desafio que parecia impossível para os alunos. “O esporte radical dá esta sensação porque depois que a pessoa consegue fazer, dá aquela sensação de dever cumprido, superação. Você olha e parece difícil, mas quando a pessoa consegue cumprir, ela sente a satisfação de ter realizado a prática”, explica.

O objetivo do projeto é prosseguir promovendo esportes radicais para as crianças com deficiência nas escolas municipais de Campo Grande como uma forma de inclusão social. Washington explica que pretende promover atividades mais simples, que possam ser executadas no espaço das escolas. “Montar slackline para deficiente visual, procurar um local na escola para montar um rapel, uma tirolesa adequada para pessoas com deficiência… estamos com projeto para conseguir implementação disso na rede municipal”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

Últimas Notícias

Brasil

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou a postura dos Estados Unidos em relação às negociações sobre o tarifaço aplicado contra produtos brasileiros. Ele voltou a relatar que o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, cancelou uma reunião previamente agendada com a alegação de “falta de agenda”, mas recebeu em seguida o deputado Eduardo Bolsonaro … Continued

Emprego e Concurso

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Provas serão aplicadas em outubro

Mundo

ONU alerta para tortura em guerra entre Rússia e Ucrânia

Acordo de paz também precisa abordar reparação de vítimas

Esportes

Com atuação discreta de Neymar, Santos e Fluminense não saem do zero

Partida marcou a estreia do técnico argentino Vojvoda no comando do Santos