Cotidiano

IFMS inicia atendimento para certificação do ensino médio

IFMS O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começou o atendimento voltado ao processo de certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência, a partir das notas obtidas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para fazer a solicitação, é necessário ter 18 anos até […]

Diego Alves Publicado em 15/12/2019, às 16h18

None

IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começou o atendimento voltado ao processo de certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência, a partir das notas obtidas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Para fazer a solicitação, é necessário ter 18 anos até a data da realização da primeira prova do Encceja e não ter concluído o ensino médio. Além disso, também é preciso:

Já para o pedido de declaração parcial de proficiência é preciso ter atingido o mínimo de 100 pontos na área de conhecimento que deseja obter proficiência.

O interessado em obter declaração de proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, deve ter obtido, ainda, o mínimo de cinco pontos na prova de redação, ambos na mesma edição.

Solicitação – Pode ser feita presencialmente nos campi do Instituto (nos endereços e horários abaixo relacionados) ou online, por meio do Sistema de Certificação.

Para fazer o pedido nos campi, o interessado deve apresentar o requerimento de solicitação preenchido, disponível na Central de Seleção, original e cópia de documento oficial de identificação com foto. É importante entrar em contato previamente com o campus do IFMS para se informar sobre o atendimento durante o recesso de final de ano.

Na solicitação online, ao acessar o endereço, o interessado deve informar dados como nome completo, número do CPF, endereço de e-mail válido e telefone, além de anexar cópia digitalizada de documento oficial de identificação com foto (nos formatos .pdf, .jpeg, .jpg ou .png).

Também é necessário escolher a opção desejada, se certificação, declaração de proficiência ou ainda certificado Encceja com junção de proficiência. Nesta última, é possível solicitar o certificado de conclusão aproveitando os resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O prazo para atendimento é de até 30 dias para a declaração parcial e de até 45 dias para o certificado de conclusão, contados a partir da data da solicitação.

Mais informações sobre a certificação do ensino médio, bem como indicadores anuais e a legislação vigente estão disponíveis na seção do site destinada ao Encceja.

Jornal Midiamax