O Instituto Federal de (IFMS) publicou no último dia 10 o edital de abertura do processo seletivo para cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC). São ofertadas 680 vagas para Espanhol, Inglês e Libras, nos níveis básico e intermediário.

Com início no primeiro semestre letivo de 2020, os cursos são viabilizados por meio do Centro de Idiomas (Cenid) da instituição, nos municípios de Aquidauana, , Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

As vagas são ofertadas de duas maneiras: para turmas iniciantes e para as que já se encontram em andamento, o que exige a realização de uma prova de nivelamento. Para concorrer, é necessário possuir ensino fundamental I completo.

O edital, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.

Inscrições – Assim como os cursos, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 16 de dezembro e 17 de janeiro, exclusivamente pela Página do Candidato da Central de Seleção. Aqueles que nunca acessaram o sistema de inscrição do IFMS precisam fazer o cadastro previamente.

Os interessados em participar que não tiverem acesso à podem procurar os campi onde as vagas são ofertadas, nos endereços e horários relacionados no anexo IV do edital. Não haverá atendimento nos finais de semana, feriados e períodos de recesso.

A seleção dos candidatos inscritos será feita por meio de sorteios eletrônicos.

Nivelamento – Os candidatos que desejam ingressar nas turmas acima do nível básico I precisam passar por uma prova, marcada para 15 de fevereiro, com o objetivo de avaliar o nível de proficiência e os conhecimentos prévios necessários para ingresso em cada nível. É o teste que definirá o nível da turma a que cada candidato concorrerá no sorteio eletrônico.

A prova será composta por 42 questões de múltipla de escolha, visando avaliar a compreensão auditiva, visual e geral da língua (gramática e vocabulário). Independentemente do resultado obtido no teste de nivelamento, o preenchimento da vaga só será possível caso o candidato seja selecionado por sorteio, previsto para o dia 19 de fevereiro.

Cenid – Os cursos FIC de idiomas oferecidos pelo Instituto conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional. O certificado tem validade nacional e atesta o conhecimento no nível concluído.

Ofertados em duas etapas, com três semestre cada um, os cursos se destinam a estudantes, servidores do IFMS e comunidade externa, tendo a finalidade de fomentar o processo de internacionalização da instituição.