Pular para o conteúdo
Cotidiano

Greve nacional: servidores da UFMS iniciam paralisação nesta quarta-feira

Os servidores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) iniciam greve nesta quarta-feira (02) devido aos cortes de verbas da educação, promovidos pelo Governo Federal e também “pelo fim da perseguição contra professores, técnicos e estudantes, feita pela reitoria, diretores de institutos e faculdades e pró-reitores”. De acordo com Cleo Gomes, coordenadora geral […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/SISTA-MS
Foto: Divulgação/SISTA-MS

Os servidores da UFMS (Universidade Federal de ) iniciam nesta quarta-feira (02) devido aos cortes de verbas da educação, promovidos pelo Governo Federal e também “pelo fim da perseguição contra professores, técnicos e estudantes, feita pela reitoria, diretores de institutos e faculdades e pró-reitores”.

De acordo com Cleo Gomes, coordenadora geral do SISTA-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Institutos Federais de Ensino de MS), a greve vem para que seja discutido o contingenciamento das verbas para as universidades federais e instituições. “A UFMS foi a segunda com maior porcentagem de corte dos recursos do Governo. Houve a liberação de uma porcentagem, porém permanecem bloqueados mais de R$ 4 milhões”, explica.

Durante a paralisação desta quarta-feira (02) haverá, às 9 horas, um júri simulado, ou seja, a simulação de um tribunal judiciário, para discutir o Future-se – programa criado pelo Governo Federal para promover maior autonomia financeira às universidades e institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo.

“O Governo veio com esse projeto de privatização das universidades públicas, chamado Future-se, que prevê a entrega das mesmas às organizações sociais. Um projeto que já foi negado oficialmente por 26 universidades, sendo as maiores do país”, explica Cleo.

A partir das 14 horas, na UFMS, a greve segue com uma roda de conversa ainda para debater sobre o Future-se e às 15h30, na Concha Acústica da universidade haverá outro bate-papo para falar sobre a educação em tempos de crise.

Já na quinta-feira (03) o ato de grito em defesa da universidade pública inicia às 8 horas em frente a Biblioteca Central do Campus e às 14 horas acontece uma aula pública com o tema ‘A quem interessa o desmonte da educação pública?’, no Multiuso.

A interrupção das atividades nos dois dias é nacional e tem amparo da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil). Em MS a greve tem apoio do SISTA-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Institutos Federais de Ensino de MS), (Organização Sindical dos Docentes da UFMS), DCE UFMS (Diretório Central dos Estudantes) e do grupo Eu Defendo a UFMS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira