Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo decreta situação de emergência em cidade de MS devido às chuvas intensas

O Governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nas áreas rural e urbana de Batayporã, a 306 km de Campo Grande, devido às chuvas intensas que atingiram o município. A situação de emergência foi decretada pelo município no dia 22 de janeiro depois que a tempestade provocou inundações em casas e prédios […]
Arquivo -

O Governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nas áreas rural e urbana de , a 306 km de , devido às chuvas intensas que atingiram o município. A situação de emergência foi decretada pelo município no dia 22 de janeiro depois que a tempestade provocou inundações em casas e prédios comerciais com transbordamento da Lagoa do Sapo.

De acordo com o decreto publicado nesta segunda-feira (11), a tempestade que atingiu o município entre os dias 17 e 18 de janeiro causou danos públicos e privados, com prejuízos que vão além da capacidade de resposta da cidade. Em apenas dois dias, a forte chuva deixou as estradas intransitáveis, prejudicando o transporte de insumos agrícolas e o escoamento de produtos da agricultura familiar. O calendário escolar também foi lesado devido à dificuldade de transporte dos estudantes. A chuva ainda destruiu pontes e dutos e provocou a formação de crateras e atoleiros, além de erosões lineares em ruas da área urbana.

Como a cidade tem uma economia baseada na agropecuária, o Governo ainda considera as graves dificuldades que as chuvas causaram para o exercício da atividade, como o trato da terra, a comercialização do leite e o abate de bovinos devido aos danos nas ruas e estradas. “Considerando que os danos humanos, materiais e ambientais públicos e privados, ainda, estão sendo contabilizados”, acrescentou o decreto.

Após o temporal, o parecer técnico da Cedec (Coordenadoria Estadual de ) considera que o desastre é compatível com a declaração de situação de emergência. Por conta disso, o Governo do Estado autoriza que a Defesa Civil auxilie em ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e de reconstrução.

Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar a ajuda e para realizar campanhas de arrecadação de recursos. Em caso de risco iminente, as autoridades têm autorização para entrar nas casas para prestar socorro ou determinar a evacuação. Também é permitido usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização em caso de dano.

Por fim, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens para atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas à reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Últimas Notícias

Polícia

Policial atira em pneu de carro após motorista avançar propositalmente contra casal

O motorista conseguiu fugir mas foi identificado

Brasil

Juiz determina suspensão imediata de todos os descontos de aposentadorias em favor da Contag

A decisão suspende "todo e qualquer desconto associativo"

Trânsito

Ciclista morre atropelado na BR-267 e condutor foge do local

O condutor não parou para prestar socorro e fugiu do local

Política

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

Eduardo Riedel foi homenageado na Expoagro nesta sexta (9) e deu informação em primeira mão após negociações com companhia aérea