Pular para o conteúdo
Cotidiano

Última semana antes do Enem é de nervosismo nas escolas de Campo Grande

Faltando menos de uma semana para a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019, que será no dia 03 de novembro, alunos de um cursinho preparatório de Campo Grande estão confiantes para a realização do exame, porém o nervosismo ainda afeta o lado emocional dos estudantes e interfere na total preparação. […]
Arquivo -
(Foto: De arquivo
(Foto: De arquivo

Faltando menos de uma semana para a primeira prova do (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019, que será no dia 03 de novembro, alunos de um cursinho preparatório de estão confiantes para a realização do exame, porém o nervosismo ainda afeta o lado emocional dos estudantes e interfere na total preparação.

Em uma escala de zero a dez, a confiança atinge a nota oito. Para ajudar no lado emocional dos alunos, o coordenador e professor dos cursos preparatórios do Dom Bosco, Fernando ‘Barney’ realizou na semana passada uma aula diferenciada. Convidou um ex-aluno, que atualmente é médico, para conversar com os estudantes sobre a ansiedade pré-prova. “A parte emocional, a ansiedade, o nervosismo e o estresse são fatores que acabam bloqueando a mente do aluno. Os jovens que fazem cursinho, principalmente aqueles que já terminaram o ensino médio, tem uma cobrança ainda maior. Mas quando o aluno que tem uma trajetória, vai criando esse encargo dos sentimentos mais controlados”, afirma.

Julia Sextare, de 18 anos, está no seu primeiro ano de preparação para o Enem e acredita que o grande diferencial dos cursinhos são os simulados que auxiliam a simular o horário de realização das provas, ajuda no preparo físico e psicológico. “Me sinto 80% confiante para fazer o Enem, é difícil estar 100% porque na hora o nervosismo bate, mas estou mantando a calma e espero conseguir passar de primeira, mas também se não der vou erguer a cabeça e tentar novamente, uma hora vai chegar minha vez”, conta a estudante.

O jovem Vinícius Guerra Gênova, de 18 anos, quer cursar engenharia civil, na (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e também busca manter a calma antes da prova, para ele, estudar que nem louco na última semana que não vai adiantar. “Agora é apenas rever os últimos conceitos porque o que era para ser estudado já foi, essa é a hora de mostrar o meu melhor”.

Tem plano B?

O estudante Luis Augusto, de 18 anos, espera ser seu primeiro e último ano de cursinho. Com o sonho de cursar medicina, ele não pensa em outra coisa. Essa não é a primeira vez que realiza o Enem, mas é a primeira em que se sente realmente preparado. O jovem não tem plano B, apenas o A mesmo que quer tentar até conseguir. “Já falei com a família e estou decidido que é medicina que eu quero, espero conseguir esse ano, mas se não for, vou seguir e continuar tentando, não vou desistir do meu objetivo”, afirma.

Última semana antes do Enem é de nervosismo nas escolas de Campo Grande
Luis Augusto, de 18 anos, quer cursar medicina e conta que o cursinho proporcionou maturidade e currículo (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

“Eu já terminei o ensino médio e esse ano fiz o curso preparatório para o Enem. Costumo dizer que não perdi um ano, mas sim que ganhei um ano. Porque aqui adquiri maturidade, com pessoas mais velhas e que tem um foco diferente”, conclui.

Terminando o ensino médio e querendo entrar para a engenharia de produção, João Lucas, de 17 anos, passa o dia inteiro no colégio se preparando para o Enem. Ele chega pela manhã e tem dias que só sai à noite. “Já fiz o Enem ano passado e achei que é uma prova bem intensa, bem cansativa, para esse ano quero estar preparado para essas situações e espero passar de primeira”, afirma o jovem.

O nervosismo já deu para perceber que é inevitável nos jovens, mas manter o foco, respirar fundo e ter empenho ajudam na realização da prova. Em Mato Grosso do Sul, 70.396 pessoas participarão da prova – 29.155 só em Campo Grande.

Nesta reta final, seguir alguns cuidados é essencial para não jogar um ano inteiro de estudos no lixo, principalmente na véspera. Por isso, confira toda a documentação que precisa levar; atente-se aos horários; lembre-se de fazer uma boa alimentação antes da aplicação e também de levar alimentos para comer durante a realização; e um dia antes do exame relaxar e ter boa noite de sono.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Caminhão com casal de idosos tomba após carreta forçar ultrapassagem na BR-262

Últimas Notícias

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados

Cotidiano

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Em todo o Estado, 330 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda

MidiaMAIS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Daniel Palomares, 51 anos, sempre sonhou em viajar de carro aos EUA